Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rupert Murdoch deixa presidência do conselho da Fox e da News Corp

Placeholder - loading - Rupert Murdoch, Nova York, EUA 10/09/2017 REUTERS/Mike Segar
Rupert Murdoch, Nova York, EUA 10/09/2017 REUTERS/Mike Segar

Publicada em  

Atualizada em  

Por Helen Coster, Aditya Soni e Dawn Chmielewski

(Reuters) - Rupert Murdoch renunciou à presidência do Conselho de Administração da Fox Corp e da News Corp, encerrando uma carreira de mais de sete décadas durante a qual criou um império de mídia que se estende da Austrália aos Estados Unidos.

Seu filho, Lachlan Murdoch, se tornará o único presidente do conselho da News Corp e continuará como presidente do conselho e CEO da Fox, informaram as empresas nesta quinta-feira. A transição solidifica o papel de Lachlan como líder do império de mídia, encerrando as questões de sucessão dentro da família Murdoch.

A transição coincide com a reunião anual de acionistas da Fox e da News Corp em meados de novembro.

A notícia vem poucos meses depois de Murdoch, de 92 anos, ter descartado um plano que reuniria seu império de mídia por meio da fusão da Fox com a News Corp.

Murdoch, que tem participações quase controladoras nas duas companhias, será nomeado presidente do conselho emérito de ambas as empresas.

'Nossas empresas estão com uma saúde robusta, assim como eu', escreveu Murdoch em memorando para a equipe nesta quinta-feira.

Lachlan assume o império Murdoch num momento em que a indústria dos meios de comunicação enfrenta desafios que vão desde o declínio da audiência televisiva tradicional até a batalha entre veículos de notícia e empresas de tecnologia por alegados roubos de direitos autorais na era da inteligência artificial.

A Fox News continua a ser o canal de notícias a cabo número um dos EUA, desempenhando um papel influente na política norte-americana.

No primeiro semestre, a Fox fez um acordo de 787,5 milhões de dólares para encerrar um processo por difamação junto à Dominion Voting Systems, evitando um julgamento no qual Murdoch, seu filho Lachlan e executivos e apresentadores da Fox deveriam testemunhar.

O caso envolvia a amplificação de falsas alegações de fraude eleitoral na disputa presidencial dos EUA em 2020. Especialistas jurídicos disseram que o acordo foi o maior já alcançado por uma empresa de mídia dos EUA.

Murdoch, que tem seis filhos, há muito tempo desejava que eles assumissem as rédeas do império. Seu filho James foi CEO da Twenty-First Century Fox antes da decisão da empresa de vender os ativos de cinema e televisão para a Walt Disney por 71,3 bilhões de dólares, um acordo fechado em 2019.

James então canalizou os recursos do negócio para uma empresa de investimento privado, a Lupa Systems. Lachlan foi nomeado CEO da nova Fox Corp.

Quando Murdoch morrer, seus outros filhos podem desafiar o poder de Lachlan. Murdoch controla a News Corp e a Fox Corp por meio de um veículo de investimento familiar com sede em Reno, Nevada, que detém cerca de 40% das ações com direito a voto de cada empresa.

Ele também possui um pequeno número de ações da companhias fora do fundo.

Cada um dos quatro filhos adultos de Murdoch tem uma participação no fundo. No entanto, suas filhas mais novas, Chloe e Grace, de sua terceira esposa, Wendi Deng, não têm direito a voto no empreendimento familiar.

A transferência das ações com direito a voto da News Corp e da Fox Corp de Murdoch para seus quatro filhos adultos poderia criar um cenário em que três deles teriam como votar contra um quarto, potencialmente estabelecendo uma batalha sobre o futuro das empresas, mesmo que Lachlan, agora, comande as companhias.

Nos últimos anos, preocupações com a saúde têm perseguido o empresário. Em 2018, Murdoch sofreu uma grave lesão nas costas depois de cair no iate de seu filho Lachlan, segundo vários funcionários.

As ações da Fox subiam 3,5% na tarde desta quinta-feira após a notícia da saída de Murdoch. As ações da News Corp avançavam 2,7%.

(Reportagem de Helen Coster em Nova York, Aditya Soni em Bengaluru e Dawn Chmielewski em Los Angeles)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. rupert murdoch deixa cargo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.