Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Rússia diz que cerco a siderúrgica ucraniana terminou e mostra vídeo de rendição

    Placeholder - loading - Siderúrgica de Azovstal em Mariupol, na Ucrânia 05/05/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko
    Siderúrgica de Azovstal em Mariupol, na Ucrânia 05/05/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

    Publicada em  

    Por David Ljunggren

    (Reuters) - O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta sexta-feira que o último grupo de forças ucranianas escondido na siderúrgica de Azovstal, na cidade ucraniana de Mariupol, se rendeu, marcando o fim de um ataque de semanas que deixou o município em ruínas.

    O abandono total dos bunkers e túneis pelo Regimento Azov na usina bombardeada significa o fim do cerco mais destrutivo de uma guerra que começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia há quase três meses.

    'O território da usina de Azovstal... foi completamente liberado', disse o ministério em comunicado, acrescentando que o grupo que se rendeu era composto por 531 pessoas.

    Um vídeo do Ministério da Defesa com o propósito de constatar a rendição mostrou uma fila de homens desarmados se aproximando de soldados russos do lado de fora da usina e dando seus nomes. Os russos então revistaram cuidadosamente cada homem e seus pertences e também pareciam estar pedindo aos defensores que mostrassem suas tatuagens.

    Moscou chama o Regimento Azov de 'nazista'. A unidade, formada em 2014 como uma milícia para combater separatistas apoiados pela Rússia no leste ucraniano, nega ser fascista, e a Ucrânia diz que foi reformada a partir de suas origens nacionalistas radicais.

    'As instalações subterrâneas da empresa, onde os militantes estavam escondidos, ficaram sob controle total das Forças Armadas russas', informou o comunicado russo, acrescentando que um total de 2.439 defensores se renderam nos últimos dias.

    O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse ao presidente Vladimir Putin que tanto Mariupol quanto a siderúrgica foram totalmente liberadas, segundo o comunicado.

    A Ucrânia ordenou que suas tropas se retirassem do local na segunda-feira. Kiev chama os defensores de heróis, dizendo que sua posição obstinada ajudou a conter as forças russas e permitir que a Ucrânia tivesse sucesso em outros lugares no campo de batalha.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. russia diz que cerco a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.