Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz que expansão fortalecerá Brics

Placeholder - loading - Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov em Moscou  19/12/2019    Sputnik/Alexei Nikolsky/Kremlin via REUTERS
Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov em Moscou 19/12/2019 Sputnik/Alexei Nikolsky/Kremlin via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta quinta-feira que os Brics seria fortalecido com a inclusão de novos membros, em seu endosso mais explícito até o momento da ideia de expansão do bloco.

Os Brics é formado por economias emergentes e atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Moscou vê o grupo como um contrapeso cada vez mais importante e influente nos assuntos globais em relação ao Ocidente liderado pelos Estados Unidos.

'É claro que acreditamos que, de uma forma ou de outra, a expansão dos Brics contribuirá para o desenvolvimento e o fortalecimento dessa organização', disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas.

Ele estava comentando sobre uma observação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que era 'extremamente importante' que a Arábia Saudita se juntasse aos Brics, juntamente com a Argentina e os Emirados Árabes Unidos, se assim desejassem.

Peskov disse que a Rússia tinha laços construtivos com todos os três países, mas 'não achamos que precisamos nos antecipar' em relação a nações candidatas específicas antes que o tópico seja discutido em uma cúpula dos Brics na África do Sul, de 22 a 24 de agosto.

O fortalecimento dos Brics faz parte da visão da Rússia de minar o domínio dos EUA e construir um novo 'mundo multipolar'. Ela valoriza os laços com os países em desenvolvimento que se abstiveram de condenar suas ações na Ucrânia e quer aumentar o comércio com eles para neutralizar o efeito das sanções ocidentais em sua economia.

A Rússia será representada na cúpula dos Brics deste mês pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu não comparecer pessoalmente devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra na Ucrânia, algo que Moscou nega.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz que expansao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.