Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rússia não revelará aos EUA número de ogivas nucleares em Belarus

Rússia não revelará aos EUA número de ogivas nucleares em Belarus

Reuters

23/06/2023

Placeholder - loading - Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, durante entrevista coletiva em Genebra 02/03/2023 REUTERS/Denis Balibouse
Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, durante entrevista coletiva em Genebra 02/03/2023 REUTERS/Denis Balibouse

(Reuters) - A Rússia não informará os Estados Unidos sobre o número de ogivas nucleares que está posicionando em Belarus ou sobre os testes de seu torpedo Poseidon com capacidade nuclear, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, nesta sexta-feira, segundo a agência de notícias Interfax.

Moscou e Minsk dizem que Belarus já começou a receber as armas nucleares táticas ou de curto alcance russas que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, havia prometido publicamente estacionar lá, no momento em que as tensões com o Ocidente aumentam devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

'Duvido profundamente que este tópico se torne objeto de qualquer discussão ou divulgação pública de nossa parte', disse Ryabkov a repórteres na cidade de Sochi, no sul.

'Durante décadas, os Estados Unidos mantiveram suas armas nucleares táticas no território de vários países europeus e nunca forneceram números exatos.'

As armas de curto alcance não se enquadram nos termos do tratado Novo START, o mais recente tratado de controle de armas EUA-Rússia, o qual limita os arsenais nucleares estratégicos dos países. Putin suspendeu a participação da Rússia no tratado, embora ambos os lados tenham se comprometido a continuar respeitando seus limites.

Também não há tratado ou mecanismo de verificação que cubra torpedos autônomos com capacidade nuclear e movidos a energia nuclear, como o Poseidon, e Ryabkov disse que a Rússia, portanto, não tem planos de informar os EUA sobre os testes do sistema.

(Reportagem da Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.