Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia pode anexar regiões separatistas da Geórgia, diz Medvedev

Placeholder - loading - Vice-presidente do conselho de segurança da Rússia, Dmitry Medvedev 25/4/2023 Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via REUTERS
Vice-presidente do conselho de segurança da Rússia, Dmitry Medvedev 25/4/2023 Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Maria Tsvetkova

(Reuters) - O vice-presidente do conselho de segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que Moscou pode anexar as regiões separatistas da Geórgia, a Ossétia do Sul e a Abkházia.

'A ideia de ingressar na Rússia ainda é popular na Abkházia e na Ossétia do Sul', escreveu Medvedev, ex-presidente russo, em um artigo publicado pelo jornal Argumenty I Fakty.

'Poderia ser implementado se houvesse boas razões para isso', disse Medvedev, que se apresenta como uma das vozes políticas mais duras da Rússia desde que suas forças invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Geórgia perdeu o controle sobre as regiões após o colapso da União Soviética. Moscou reconheceu sua independência em 2008, após a tentativa da Geórgia de recuperar o controle da Ossétia do Sul à força, o que levou a um contra-ataque russo.

Embora as relações da Rússia com a Geórgia tenham melhorado desde então, Medvedev acusou o Ocidente de criar tensões em todo o país ao discutir sua possível admissão pela Otan.

'Não vamos esperar que nossas preocupações se tornem mais próximas da realidade', disse Medvedev no artigo que marcou o 15º aniversário do reconhecimento da independência da região, referindo-se a uma possível anexação.

As autoridades georgianas afirmaram repetidamente que estão empenhadas em aderir à aliança militar liderada pelos Estados Unidos, que preservaria a integridade territorial do país.

A Rússia declarou as anexações de quatro províncias da Ucrânia em setembro do ano passado, Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, mas nenhuma é reconhecida internacionalmente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia pode anexar regioes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.