Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Russos avançam e Zelenskiy prevê escalada antes de reunião da UE sobre Ucrânia

Placeholder - loading - Mulher caminha perto de mercado danificado por ataque de artilharia em Donetsk, na Ucrânia 19/06/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko
Mulher caminha perto de mercado danificado por ataque de artilharia em Donetsk, na Ucrânia 19/06/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

Publicada em  

Por Natalia Zinets e Max Hunder

KIEV (Reuters) - Forças russas capturaram território ao longo de um rio da linha de frente no leste da Ucrânia nesta segunda-feira, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, previu que Moscou intensificará os ataques antes de uma cúpula de líderes europeus que deve aprovar a tentativa de Kiev de ingressar na União Europeia.

Representantes separatistas de Moscou alegaram ter capturado Toshkivka, uma cidade na margem ocidental do rio Siverskyi Donets majoritariamente controlada pela Ucrânia, ao sul de Sievierodonetsk, uma cidade que se tornou o principal campo de batalha da guerra nas últimas semanas.

A Ucrânia reconheceu que Moscou teve sucesso em Toshkivka e disse que os russos estão tentando ganhar uma posição lá para fazer um avanço mais amplo na região de Donbas. Também confirmou uma alegação russa sobre a captura de Metyolkine na periferia leste de Sievierodonetsk.

'Obviamente, esta semana devemos esperar da Rússia uma intensificação de suas atividades hostis', disse Zelenskiy em um discurso de vídeo no domingo à noite. 'Estamos nos preparando. Estamos prontos.'

Moscou, por sua vez, criticou a decisão da Lituânia, membro da UE, de proibir o transporte de alguns bens básicos para Kaliningrado, um posto avançado russo no Mar Báltico cercado pelo território da UE.

O veto lituano, que entrou em vigor no sábado, bloqueia os embarques de carvão, metais, materiais de construção e tecnologia avançada para o posto avançado. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, chamou a medida de ilegal e sem precedentes, e disse que Moscou anunciará uma resposta em breve.

Ainda nesta semana, espera-se que líderes da UE deem em uma cúpula sua bênção à Ucrânia para se tornar uma candidata oficial a aderir ao bloco, uma decisão que será marcada como um triunfo em Kiev.

Embora vá levar anos para a Ucrânia entrar na UE, o fato de o bloco chegar profundamente ao coração da antiga União Soviética traria uma das maiores transformações econômicas e sociais na Europa desde a Guerra Fria. A Ucrânia solicitou a adesão apenas quatro dias depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que suas tropas cruzassem a fronteira em fevereiro.

Putin diz que a 'operação militar especial' visa desarmar um vizinho que a Rússia vê como uma ameaça e proteger os falantes de russo lá. Kiev acredita que o verdadeiro objetivo de Moscou é restaurar o controle sobre a Ucrânia e apagar sua identidade nacional.

No passo mais forte já proposto por Kiev para impor uma ruptura cultural com Moscou, o Parlamento ucraniano aprovou leis no domingo que proibiriam a publicação de livros ou a transmissão pública de música por cidadãos da Rússia pós-soviética.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russos avancam e zelenskiy …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.