Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba mais sobre o janeiro Branco, mês de alerta para a saúde mental

Segundo especialista, procurar ajuda médica e psicológica é essencial.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Saiba mais sobre o janeiro Branco, mês de alerta para a saúde mental"

Publicada em  

Já ouviu falar em Janeiro Branco? Esta é uma campanha que acontece em todo o primeiro mês do ano e que alerta para a saúde mental. Através dela, a ideia é que se dobre a atenção para o aumento significativo de transtornos relacionados ao humor e a ansiedade – como a depressão ou transtornos de ansiedade generalizada.

Segundo a psicóloga Naiana Carvalho, é preocupante o uso abusivo de remédios e a falta de acompanhamento médico ou psicológico nestes casos. Sem assistência adequada, estes quadros podem levar até a tentativas de suicídio, que tem aumentado, segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2016.

Outra campanha, que ocorre em setembro, o Setembro Amarelo, tem um objetivo parecido: a informação e a prevenção. Segundo Naiana, a sociedade em geral não costuma dar tanta importância para a saúde mental quanto dá para a saúde física. “Muitas pessoas acreditam que estão passando apenas por ‘uma fase’ e que podem dar conta sozinha da situação”, afirma.

A especialista dá atenção especial ao transtorno de ansiedade, quando as preocupações começam a afetar significativamente a vida social e emocional da pessoa. “Sentir ansiedade frente a uma entrevista de emprego, uma viagem, uma apresentação de trabalho na escola é considerada normal”, exemplifica a profissional. Agora, quando a pessoa deixa de sair de casa, realizar tarefas cotidianas, insônia frequentes ou tem preocupações excessivas que consomem quase 90% de seu dia, pode ser que haja na verdade um transtorno de ansiedade que necessita acompanhamento médico.

A parceria entre psicólogos e psiquiatras pode ser muito importante para a melhora do paciente. Os remédios atuarão nas áreas cerebrais e a terapia proporcionará ao indivíduo o entendimento das suas ansiedades e questões.

A especialista ainda afirma que, quando ignoramos nossa saúde mental, nosso corpo físico também padece, e as consequências podem ser doenças conhecidas como psicossomáticas.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba mais sobre o janeiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.