Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba mais sobre o Parrotron, que pode ajudar pessoas com deficiência

A tecnologia consegue se comunicar sem produzir texto e nem reconhecer sinais de linguagem

Placeholder - loading - A tecnologia da Google, parratron, ajudou pessoas com deficiência a serem compreendidas. Crédito da imagem: iStock
A tecnologia da Google, parratron, ajudou pessoas com deficiência a serem compreendidas. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

A empresa norte-americana Google apresentou o seu projeto, chamado ‘Parrotron’, uma rede neural de extremo a extremo que transforma padrões de fala atípicos em linguagem sintetizada e fluida.

Tudo indica que será dirigido para pessoas com mudez, deficiência que indica incapacidade de fala, o Parrotron realiza esse processo sem precisar produzir texto ou interpretar sinais de linguagem, como o movimento dos lábios.

A companhia visa usar a tecnologia em seres humanos e com mecanismo de reconhecimentos de linguagem automática (ASR, sigla em inglês)

De acordo com a Google, em um comunicado, Parrotron é um modelo de sequência baseado na atenção e é treinado por compilações paralelas de voz de entrada e saída.

No início, os pesquisadores realizaram um modelo de conversão de voz em voz. Depois, personalizaram e adaptaram tudo aos padrões do alto-falante alvo. Para isso, usaram dados paralelos fornecidos por um sistema de síntese de voz em texto.

Testes

Alguns experimentos já foram feitos com o Parrotron. Como, por exemplo, um que envolveu a participação de um pesquisador da companhia que é deficiente e outro com uma ativista que tem distrofia muscular.

No primeiro, foram gravadas 15 horas de voz e no segundo 1,5 horas. Com isso, o modelo básico foi adaptado às nuances específicas de cada fala e o dispositivo auxiliou os indivíduos a serem compreendidos pelos outros e pelo sistema de ASR do Google.

Aliás, o sistema reduziu significativamente a taxa de erro de palavra de 89 para 32%, o que demonstra o êxito do recurso.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba mais sobre o parrotron …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.