Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sam Bankman-Fried, da FTX, reconhece 'erros', mas diz que não fraudou ninguém

Placeholder - loading - Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, deixa tribunal de Nova York 26/07/2023 REUTERS/Amr Alfiky
Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, deixa tribunal de Nova York 26/07/2023 REUTERS/Amr Alfiky

Publicada em  

Atualizada em  

Por Jody Godoy e Luc Cohen

NOVA YORK - Sam Bankman-Fried, testemunhando em sua própria defesa em julgamento por fraude nesta sexta-feira, reconheceu que 'muitas pessoas se machucaram' quando a corretora de criptoativos FTX que ele fundou entrou em colapso, mas disse que não fraudou ninguém, nem desviou recursos de clientes.

Pouco depois de prestar depoimento em um tribunal em Manhattan, Bankman-Fried disse que cometeu 'uma série de pequenos erros e uma série de erros maiores' enquanto dirigia a agora falida exchange. O maior erro, disse ele, foi não implementar uma equipe dedicada de gestão de risco.

'Pensamos que poderíamos construir o melhor produto do mercado', disse Bankman-Fried. 'Aconteceu basicamente o oposto disso. Muita gente se machucou, clientes, funcionários e a empresa acabou falindo.'

O depoimento marcou a primeira vez que os 12 jurados e cinco suplentes ouviram diretamente o ex-bilionário de 31 anos, após 12 dias de julgamento.

Os promotores acusam Bankman-Fried de usar recursos de clientes da FTX para sustentar seu fundo de hedge focado em criptoativos, Alameda Research, fazer investimentos de risco especulativos e doar mais de 100 milhões de dólares para campanhas políticas nos Estados Unidos. Ele também enfrenta acusações de conspiração para enganar os credores da Alameda e os investidores da FTX. Bankman-Fried se declarou inocente.

O julgamento da ex-estrela do mundo das criptomoedas, que começou em 3 de outubro, está chegando ao fim quase um ano depois do colapso da FTX em meio a uma onda de saques de clientes. A empresa declarou falência em novembro de 2022 e Bankman-Fried foi indiciado no mês seguinte.

Os jurados ouviram três de seus confidentes mais próximos na FTX e na Alameda, todos os quais se declararam culpados e concordaram em cooperar com os promotores. Eles testemunharam no início deste mês que cometeram crimes financeiros a mando de Bankman-Fried.

Para réus, testemunhar é um movimento arriscado porque os deixa expostos a interrogatório por parte dos procuradores.

Mas dada a propensão de Bankman-Fried para o risco, ele provavelmente considerou testemunhar como sua melhor chance de contrariar os relatos dos três ex-membros de seu círculo íntimo, que eram apoiados por planilhas que, segundo eles, demonstram como os fundos dos clientes foram roubados e mensagens de texto onde discutiram com Bankman-Fried a escassez de recursos na FTX.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sam bankman fried da ftx …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.