Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sanders espera se consolidar na Super Terça; Biden busca recuperar terreno

Placeholder - loading - Pré-candidato presidencial democrata Bernie Sanders durante discurso em Minnesota 02/03/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Pré-candidato presidencial democrata Bernie Sanders durante discurso em Minnesota 02/03/2020 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Por John Whitesides

WASHINGTON (Reuters) - Bernie Sanders tentará consolidar o comando da corrida presidencial democrata dos Estados Unidos quando 14 Estados votarem nas primárias nesta terça-feira, enquanto seu maior rival, Joe Biden, pretende recuperar terreno derrotando o estreante Michael Bloomberg na luta pelo apoio dos moderados, no dia mais importante da campanha pela indicação do partido.

Nas disputas da Super Terça, que vão do pequeno Maine, no leste, à Califórnia rica em delegados no oeste, a batalha democrata para encontrar um desafiante para o presidente republicano Donald Trump na eleição de 3 de novembro se tornará uma competição nacional pela primeira vez.

A sequência de eleições primárias pode finalmente trazer alguma clareza a uma disputa turbulenta pela Casa Branca, que já testemunhou a ascensão e a queda de vários pré-candidatos e deixou muitos eleitores democrata divididos e incertos.

Sanders, senador progressista do Vermont que lidera a corrida, torce para dar um grande passo rumo à indicação nesta Super Terça, quando mais de um terço dos delegados que escolhem o candidato serão decididos.

Mas Biden emergiu como a maior ameaça a Sanders. A enorme vitória do ex-vice-presidente na Carolina do Sul no sábado provocou uma avalanche de declarações de apoio de autoridades do partido que temem que as propostas do democrata socialista Sanders para reestruturar a economia sepultem a sigla em novembro.

Biden ganhou um novo ímpeto na véspera da Super Terça quando os ex-adversários moderados Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, em Indiana, e Amy Klobuchar, senadora do Minnesota, desistiram da corrida e o endossaram.

'Estou buscando um presidente que extrairá o melhor de cada um de nós, e estou incentivando todos que foram parte da minha campanha a se unirem a mim, porque encontramos esse líder', disse Buttigieg a respeito de Biden em um evento de campanha em Dallas.

Mais tarde, Klobuchar dividiu um palco com Biden em um comício em Dallas para anunciar seu apoio. 'Precisamos unir nosso partido e nosso país', disse.

O objetivo de Biden nesta terça-feira será encostar em Sanders em número de delegados, o que lhe daria uma chance de recuperar terreno no restante da campanha.

Ex-prefeito de Nova York, o bilionário Bloomberg continua sendo um azarão agora que entra na competição. O moderado não participou das quatro primeiras disputas e gastou mais de meio bilhão de dólares de seu próprio dinheiro para bombardear os Estados da Super Terça e os subsequentes com anúncios, mas viu sua aprovação recuar nas pesquisas depois de um desempenho ruim em seu primeiro debate.

Elizabeth Warren, senadora e aliada progressista de Sanders, também continua na corrida e pode conseguir uma vitória em seu Estado natal de Massachusetts. As pesquisas a mostram atrás em outros Estados, o que cria incerteza para sua campanha.

O ritmo da corrida democrata se acelera depois da Super Terça, já que outros 11 Estados votam até o final de março. A esta altura, quase dois terços do total de delegados terão sido distribuídos.

Sanders chega à Super Terça com uma vantagem de 60 delegados em relação aos 54 de Biden após as quatro primeiras disputas estaduais. Ele fez um empate virtual com Buttigieg em Iowa e venceu em New Hampshire e Nevada.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sanders espera se consolidar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.