Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Seca no Amazonas faz Samsung antecipar férias coletivas em Manaus, diz Suframa

Placeholder - loading - REUTERS/Bruno Kelly
REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - A Samsung informou nesta quarta-feira à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que vai antecipar férias coletivas de fim de ano em sua fábrica na cidade por causa da seca recorde que atinge o Estado do Amazonas, que tem dificultado a chegada de insumos para produção.

A antecipação das férias coletivas está programada para 30 de outubro a 14 de novembro, afirmou a Suframa, e deve atingir cerca de 1.500 trabalhadores da Samsung.

O nível de água no Rio Negro atingiu o ponto mais baixo em pelo menos 121 anos na segunda-feira. O porto de Manaus, localizada onde o Rio Negro encontra o Rio Amazonas, registrou um nível de água de 13,59 metros. A altura representa o nível mais baixo desde que os registros começaram a ser feitos em 1902, superando o menor nível de todos os tempos anterior, registrado em 2010.

'Espera-se que no final do ano, quando o nível do rio estiver mais elevado, essas linhas já estejam novamente abastecidas com os insumos, e os funcionários possam retomar às atividades de produção', disse o vice-presidente da fábrica da Samsung em Manaus, Woo Yong Lee, à Suframa.

Procurada, a Samsung disse à Reuters que está ciente da atual situação e que se preparou para o incidente com antecedência.

'Iremos operar o nosso programa de produção de maneira flexível para responder a qualquer necessidade e minimizar o impacto', afirmou a empresa em nota.

A fábrica da Samsung em Manaus produz eletrônicos que vão desde tablets e smartphones a televisores e aparelhos de ar-condicionado. A empresa disse não ter ainda perspectiva de que a fábrica do grupo em Campinas (SP) possa vir a assumir a produção de Manaus.

A Samsung não divulgou o número total de funcionários na fábrica em Manaus, mas de acordo com seu site, em 2022, os polos da Samsung em São Paulo e no Amazonas somavam mais de 10 mil trabalhadores.

PHILCO ESTUDA FÉRIAS COLETIVAS

Paralelamente, a Philco, controlada pela empresa de eletrodomésticos Britânia, disse que está analisando a situação, 'já que se trata da pior seca na história da região', e estuda também implementar férias coletivas para os funcionários da fábrica em Manaus, se necessário.

'O transporte de insumos e de produtos finalizados está parado devido ao comprometimento da navegabilidade. A falta de componentes e o alto estoque de produtos acabados irão impactar no faturamento', acrescentou a companhia em nota.

A Philco possui 2 mil funcionários diretos na fábrica que possui em Manaus, responsável pela produção de televisores, aparelhos de ar-condicionado e microondas. A empresa disse ainda não ter informação sobre quantos desses trabalhadores entrariam em um eventual esquema de férias coletivas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. seca no amazonas faz samsung …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.