Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Secretário-geral da ONU rejeita acusações de Israel de que ele justificou ataques do Hamas

Placeholder - loading - António Guterres ao lado de Mauro Vieira em reunião do Conselho de Segurança da ONU  24/10/2023    REUTERS/Shannon Stapleton
António Guterres ao lado de Mauro Vieira em reunião do Conselho de Segurança da ONU 24/10/2023 REUTERS/Shannon Stapleton

Publicada em  

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, rejeitou nesta quarta-feira as acusações de Israel de que, em uma declaração ao Conselho de Segurança, ele havia justificado os ataques do grupo militante palestino Hamas contra Israel.

'Estou chocado com as deturpações feitas por alguns sobre minha declaração...como se eu estivesse justificando os atos de terror do Hamas. Isso é falso. Foi o contrário', disse ele aos repórteres, sem citar especificamente o nome de Israel.

Na terça-feira, Guterres pediu que os civis fossem protegidos na guerra entre Israel e o Hamas, expressando preocupação com as 'claras violações do direito internacional humanitário' na Faixa de Gaza.

Ele disse ao Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, que era vital deixar claro que a guerra tem regras, a começar pelo princípio fundamental de respeitar e proteger os civis.

'É importante também reconhecer que os ataques do Hamas não aconteceram em um vácuo. O povo palestino foi submetido a 56 anos de ocupação sufocante', disse Guterres.

'Mas as queixas do povo palestino não podem justificar os terríveis ataques do Hamas. E esses ataques terríveis não podem justificar a punição coletiva do povo palestino', completou ele.

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, descreveu o discurso de Guterres como 'chocante' e pediu que Guterres renunciasse imediatamente, enquanto o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, disse que não se encontraria com Guterres na terça-feira, conforme planejado.

Em vez disso, Guterres se reuniu com representantes das famílias dos reféns mantidos em Gaza.

Guterres observou nesta quarta-feira que, em sua declaração ao Conselho de Segurança, ele 'condenou inequivocamente' os ataques do Hamas de 7 de outubro que mataram 1.400 pessoas, dizendo: 'Nada pode justificar a morte deliberada, os ferimentos e o sequestro de civis - ou o lançamento de foguetes contra alvos civis'.

Referindo-se à sua declaração, ele afirmou: 'Acredito que é necessário esclarecer as coisas - especialmente por respeito às vítimas e suas famílias.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. secretario geral da onu …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.