Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Seguindo a tendência da imunoterapia, uma nova droga pode combater o câncer

Em cobaias, o medicamento, que se utiliza do nosso sistema imunológico, foi eficaz

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Seguindo a tendência da imunoterapia, uma nova droga pode combater o câncer"

Publicada em  

Terapias para o combate do câncer que exploram o sistema imunológico estão ganhando cada vez mais atenção de pesquisadores de todo o mundo. Seguindo essa tendência, uma equipe estadunidense desenvolveu um medicamento capaz de fazer com que o corpo destrua células cancerígenas.

A droga foi eficiente pois aumenta a ação dos glóbulos brancos (ou macrófagos) que devoram os invasores indesejados do nosso corpo.

Testada em cobaias, a terapia funcionou para tumores agressivos de mama e de pele, informou a revista científica Engenharia Biomédica da Natureza. Em alguns anos, a expectativa é que testes em humanos comecem a ser feitos. E o fato da droga já ter uma licença deve acelerar o processo de aprovação para uso.

Os macrófagos, grandes protagonistas do estudo, já são conhecidos por combater infecções bacterianas e virais, já que podem reconhecer e atacar esses invasores. Mas, até então, não se sabia sobre a sua eficácia no combate ao câncer, já que ele cresce a partir de nossas próprias células, tendo mecanismos inteligentes para se esconder do sistema imunológico.

Na pesquisa do médico Ashish Kulkarni e seus colegas da Brigham e de Harvard, a droga funcionou de duas maneiras. Primeiramente, ela impediu que as células do câncer se escondessem dos glóbulos brancos. E, em segundo lugar, impediu que o tumor “adestrasse” esses glóbulos.

Nas cobaias, o tratamento pareceu impedir que a doença crescesse e se espalhasse. A previsão é que a droga possa ser usada associada a outras terapias já existentes.

Pesquisadores agora acreditam ser necessário trabalhar mais no estudo para mostrar que a nova droga poderia ser usada em tratamento de humanos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. seguindo a tendencia da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.