alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Seguindo a tendência da imunoterapia, uma nova droga pode combater o câncer

    Em cobaias, o medicamento, que se utiliza do nosso sistema imunológico, foi eficaz

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Terapias para o combate do câncer que exploram o sistema imunológico estão ganhando cada vez mais atenção de pesquisadores de todo o mundo. Seguindo essa tendência, uma equipe estadunidense desenvolveu um medicamento capaz de fazer com que o corpo destrua células cancerígenas.

    A droga foi eficiente pois aumenta a ação dos glóbulos brancos (ou macrófagos) que devoram os invasores indesejados do nosso corpo.

    Testada em cobaias, a terapia funcionou para tumores agressivos de mama e de pele, informou a revista científica Engenharia Biomédica da Natureza. Em alguns anos, a expectativa é que testes em humanos comecem a ser feitos. E o fato da droga já ter uma licença deve acelerar o processo de aprovação para uso.

    Os macrófagos, grandes protagonistas do estudo, já são conhecidos por combater infecções bacterianas e virais, já que podem reconhecer e atacar esses invasores. Mas, até então, não se sabia sobre a sua eficácia no combate ao câncer, já que ele cresce a partir de nossas próprias células, tendo mecanismos inteligentes para se esconder do sistema imunológico.

    Na pesquisa do médico Ashish Kulkarni e seus colegas da Brigham e de Harvard, a droga funcionou de duas maneiras. Primeiramente, ela impediu que as células do câncer se escondessem dos glóbulos brancos. E, em segundo lugar, impediu que o tumor “adestrasse” esses glóbulos.

    Nas cobaias, o tratamento pareceu impedir que a doença crescesse e se espalhasse. A previsão é que a droga possa ser usada associada a outras terapias já existentes.

    Pesquisadores agora acreditam ser necessário trabalhar mais no estudo para mostrar que a nova droga poderia ser usada em tratamento de humanos.  

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. seguindo a tendencia da …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.