Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Servidores do BC iniciam greve por tempo indeterminado; Campos Neto está de férias

Placeholder - loading - Pessoa caminha em frente à sede do Banco Central em Brasília 22/03/2022 REUTERS/Adriano Machado
Pessoa caminha em frente à sede do Banco Central em Brasília 22/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - Servidores do Banco Central (BC) iniciaram nesta sexta-feira uma greve por tempo indeterminado, afirmando que a paralisação pode impactar serviços como a operação do Pix, enquanto o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, está em período de férias.

Os funcionários do BC aumentaram as pressões nas últimas semanas para que o governo conceda reajustes salariais e reestruture carreiras no órgão, com paralisações pontuais que já vinham afetando a divulgação de estatísticas e outros serviços.

Agora, de acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, o movimento será intensificado, com novos impactos sobre atividades do órgão. Segundo ele, serviços essenciais continuarão a ser prestados.

“O Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo da lei dos serviços essenciais. Portanto, a greve poderá interromper parcialmente o Pix e a distribuição de moedas e cédulas”, afirmou em nota.

Faiad disse ainda que a greve poderá interromper, parcial ou totalmente, a divulgação do boletim Focus e de diversas taxas, além da manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro e da mesa de operações do Departamento de Operações do Mercado Aberto.

O presidente da entidade ressaltou que o movimento será radicalizado se o governo optar por conceder reajuste apenas às carreiras da segurança pública, como indicado anteriormente.

O governo recuou dessa opção e tem afirmado que não há definição sobre categorias que serão beneficiadas. Nos últimos dias, entrou em avaliação um possível reajuste geral e linear para todo o funcionalismo.

O Sinal afirma que Campos Neto está passando férias em Miami. O BC confirma o período de férias, mas não a viagem, e não respondeu de imediato ao pedido de comentário. Também não informou até quando Campos Neto permanecerá de férias.

Em nota divulgada no início da semana, a autoridade monetária disse que tem planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, citando o Pix entre os serviços que seriam preservados.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. servidores do bc iniciam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.