alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Sessões de sauna ajudam a melhorar a saúde em diversos aspectos

    Hábito pode ajudar na função respiratória e a minimizar certos incômodos. Além de, possivelmente, auxiliar a diminuir o estresse

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo a renomada revista norte-americana Time, um novo estudo revisou os benefícios de tomar banho de sauna. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o hábito pode ser favorável, por exemplo, à saúde vascular. Esse trabalho, inclusive, ratificou a questão.

    Uma publicação da Clínica de Mayo dos Estados Unidos reuniu as descobertas referentes ao banho de sauna finlandês, a prática de passar um tempo em salas secas com temperaturas entre 80 e 100 graus, intercalados com período de resfriamento. No geral, a pesquisa apontou que a atividade é usada com o propósito de bem estar e relaxamento e é associada há inúmeras vantagens que impactam positivamente na saúde.

    O uso da sauna pode favorecer a função respiratória. Ajudando a melhorar a função pulmonar  e a respiração, principalmente, no caso daqueles que possuem problemas, como asma e bronquite. Fazer essas sessões com frequência pode ajudar a ter menos resfriados e gripes comuns e há um risco menor de ter pneumonia. Além disso, o estudo mostra que o costume estimula a resposta do sistema imunológico do corpo.

    Outro aspecto positivo descrito pelo estudo é relativo às dores. Segundo o material, pessoas que sofrem com doenças músculo-esqueléticas, o que inclui osteoartrite, artrite reumatoide e fibromialgia relataram sentirem um desconforto menor após um banho de sauna. Ainda de acordo com a publicação, quando intercalado com períodos de resfriamento, o costume potencializa a resposta natural do corpo à analgésicos.  Certa melhora foi observada, também, em pessoas com dores de cabeça crônica.

    É possível, que frequentar a sauna ajude no humor. Apesar de um público grande usar a sauna com o intuito de diminuir o nível de estresse, não há uma quantidade significativa de pesquisas sobre o tema.Porém, esse estudo americano mostrou que a sauna pode auxiliar a aumentar a produção de hormônios relativos ao bem estar, como a endorfina. Então, possivelmente, deve conseguir aliviar o estresse e afetar o humor.

    1. Home
    2. noticias
    3. sessoes de sauna ajudam a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.