Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Setor de energia solar da Europa alerta para risco de colapso por queda dos preços

Placeholder - loading - Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas 13/03/2023 REUTERS/Yves Herman
Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas 13/03/2023 REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - O setor de energia solar da Europa fez um alerta nesta segunda-feira sobre a situação 'precária' dos fabricantes europeus de produtos para energia solar, já que os preços dos equipamentos atingiram níveis recordes de baixa.

O grupo setorial SolarPower Europe disse em uma carta enviada à Comissão Europeia que as empresas europeias correm o risco de falir, o que, segundo eles, prejudicaria a meta da UE de transferir de volta para o continente 30 GW da cadeia de suprimentos de energia solar.

Os preços dos módulos fotovoltaicos caíram em mais de 25% desde o início do ano, de acordo com a SolarPower.

'Isso está criando riscos concretos das empresas entrarem em insolvência, pois um estoque significativo precisará ser desvalorizado', disse a SolarPower Europe.

A forte demanda, combinada com grandes investimentos e a concorrência acirrada de fornecedores chineses levou a um excesso de capacidade no mercado e a uma queda nos preços dos equipamentos.

O setor pede que a Comissão Europeia compre os estoques de módulos solares das empresas europeias, crie um banco europeu para projetos de energia solar e aumente a demanda por energia fotovoltaica na Europa, entre outros objetivos.

(Reportagem de Marine Strauss)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. setor de energia solar da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.