Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Setor de veículos vê risco de produção por problemas em cadeias de suprimentos, diz Anfavea

Placeholder - loading - 20/05/2020 REUTERS/Washington Alves
20/05/2020 REUTERS/Washington Alves

Publicada em  

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria de veículos está vendo riscos elevados à produção neste final de ano diante de problemas gerados por volatilidade do câmbio e pela pandemia de Covid-19, cujo recrusdescimento de casos em vários países e regiões do Brasil tem impactado cadeias de fornecimentos de peças.

'A gente faz coisas impossíveis, mas milagre ainda não fazemos. Se faltar peça, a consequência é dificuldade na entrega de veículos. Existe sim, risco muito forte...pode acontecer em dezembro', disse o presidente da associação de montadoras, Anfavea, Luiz Carlos Moraes, em videoconferência com jornalistas nesta segunda-feira.

A indústria terminou novembro com o menor nível de estoque de veículos prontos desde o início de 2004, a 119,4 mil unidades, informou o executivo, citando os problemas na cadeia de suprimentos, que voltaram a se intensificar no mês passado.

As vendas tiveram alta de 4,6% sobre outubro, mas caíram 7,1% na comparação anual. A produção, enquanto isso, ficou praticamente estável em novembro sobre o mês anterior, subindo 4,7% ante o mesmo mês de 2019.

'Estamos tendo problemas com aço, borracha, termoplástico, pneus....é um risco imediato. Já tínhamos registrado microparadas e agora estamos observando paradas em materiais importados, paradas por conta de contaminação de fornecedor', disse Moraes. 'Tem casos de fornecedor na Inglaterra, onde houve aumento da segunda onda (de Covid-19) e isso afeta toda a logística de material importado', acrescentou.

Além dos problemas de fornecimento, o executivo afirmou que a indústria de veículos ainda enfrenta alta de custos e volatilidade do câmbio que dificulta contratos de exportação e importações de componentes.

Questionado sobre afirmação da siderúrgica CSN, em meados de outubro de que o reajuste nos preços do aço vendido a montadoras de veículos não poderia 'ser menor que 30%', Moaraes afirmou que o aumento pode ser um 'bumerangue' para os produtores da liga.

'Trinta por cento da siderurgia é setor automotivo. (O reajuste) resolve o problema dela, mas cria outro que pode abalar a demanda. A siderurgia lançou um bumerangue e o problema pode voltar para eles', disse o executivo sem confirmar que índices de reajuste siderúrgicas estão negociando com as montadoras. 'A negociação do aço está muito dura. O que não queríamos ter agora é um aumento de custos desta magnitude.'

Os executivos da entidade evitaram fazer projeções para 2021, citando um quadro ainda muito incerto por causa da pandemia e seus impactos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. setor de veiculos ve risco de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.