Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Shawn Mendes é o Artista da Semana

O cantor alcançou o sucesso através de covers

Placeholder - loading - Shawn Mendes em photoshoot ANTENA1/divulgação
Shawn Mendes em photoshoot ANTENA1/divulgação

Publicada em  

Conhecido como Shawn Mendes, seu nome artístico, Shawn Peter Raul Mendes, nasceu em Ontário, no Canadá, em 08 de agosto de 1998. O artista tem descendência portuguesa e começou a cantar na escola, onde participou de festivais.

Mendes aprendeu a tocar violão assistindo vídeos tutoriais no YouTube aos 14 em 2012. Menos de um ano depois, ele começou a postar versões cover no YouTube. Mendes começou a atrair espectadores depois que ele postou um cover de “As Long As You Love Me” de Justin Bieber no aplicativo de vídeo social Vine em 2013 e ganhou 10.000 curtidas e vários seguidores no dia seguinte. Depois disso, ele ganhou milhões de visualizações e seguidores em poucos meses, tornando-se conhecido por seus trechos de seis segundos de versões cover de muitas canções populares.

O empresário artístico Andrew Gertler descobriu o artista online em novembro de 2013, trazendo-o para a Island Records em janeiro de 2014. Em abril, ele ganhou o concurso “Best Cover Song” (Melhor Versão Cover) de Ryan Seacrest com “Say Something” de A Great Big World. Ele assinou oficialmente com a Island em maio de 2014.

No mesmo ano, seu single de estreia, "Life of the Party", ficou no 24º lugar na Billboard 100, fazendo com que Mendes, então com 15 anos, fosse o artista mais jovem a ter uma canção de estreia no Top 25. E então, lançou o The Shawn Mendes EP em julho de 2014, sendo esse seu trabalho de estreia por uma grande gravadora. O material estreou e chegou ao número cinco na Billboard 200, vendendo 48.000 cópias em sua primeira semana.

Em 2015, lançou seu primeiro disco de estúdio, nomeado Handwritten, que ficou em primeiro lugar nos EUA e no Canadá. O single "Stitches" foi ainda melhor, alcançando o primeiro lugar nas paradas musicais européias e o Top 10 na América do Norte.

Rapidamente, seu sucesso fez com que o cantor fosse listado pela revista Time entre os "25 Adolescentes Mais Influentes de 2014", depois de ser o artista mais jovem a estrear no top 25 da Billboard Hot 100. Em seguida, também apareceu entre os "Os 30 Adolescentes Mais Influentes de 2015" da revista Time, após seu álbum de estreia ser número 1 na Billboard 200 e seu single “Stitches” alcançado o top 10 nos EUA e em outros países.

Mendes lançou “Treat You Better”, o primeiro single do seu segundo álbum de estúdio, em junho de 2016. Nos EUA, o single alcançou o top 10 na Billboard Hot 100, tornou-se seu segundo single a atingir o topo das paradas Adult Contemporary e Adult Pop Songs e foi certificado platina tripla.

O álbum Illuminate chegou ao mercado em 23 de setembro de 2016 e estreou no número um da parada americana Billboard 200 com 145,000 unidades equivalentes ao álbum, incluindo 121.000 em vendas de álbuns e foi certificado disco de platina.

Em 22 de março de 2018, Mendes lançou o single “In My Blood”, primeira música de trabalho se seu futuro terceiro álbum de estúdio, seguido pelo segundo single “Lost in Japan” em 23 de março. “In My Blood” ficou no topo da parada Adult Pop Songs da Billboard, fazendo de Mendes o primeiro e único artista a ter quatro singles no primeiro lugar antes de completar 20 anos.

Seu álbum autointitulado foi lançado em 25 de maio de 2018 recebendo críticas positivas, com particular elogio para suas composições e crescimento artístico. O disco estreou em número um no Canadá, tornando-se seu terceiro álbum número um em seu país de origem. Ele estreou em número um no Billboard 200 dos EUA, tornando Mendes o terceiro artista mais jovem a acumular três álbuns número um.

Em maio 2019, Mendes lançou o single “If I Can't Have You” junto com o vídeo musical que estreou no número dois na Billboard Hot 100, tornando-se seu single com melhor desempenho no gráfico. A canção estreou no top 10 na Austrália e no Reino Unido, tornando-se seu quinto top 10 em ambos os países.

Em 21 de junho de 2019, Mendes lançou o single “Señorita”, em parceria com a cantora cubano-americana Camila Cabello, junto com o vídeo musical.

Entre suas influências musicais, Mendes citou John Mayer, Ed Sheeran, Justin Timberlake e Bruno Mars. Entre suas honras, o músico ganhou 13 prêmios SOCAN, 10 MTV Europe Music Awards, oito Prêmios Juno, oito iHeartRadio MuchMusic Video Awards, dois American Music Awards e duas nomeações ao Grammy Award. Em 2018, a revista Time incluiu Mendes em sua lista anual de “100 pessoas mais influentes do mundo”.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. shawn mendes e o artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.