Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sinner destrona Djkokovic e vai enfrentar Medvedev na final do Aberto da Austrália

Placeholder - loading - Jannik Sinner ao lado de Novak Djokovic após derrotá-lo na semifinal do Aberto da Austrália 26/01/2024 REUTERS/Ciro De Luca
Jannik Sinner ao lado de Novak Djokovic após derrotá-lo na semifinal do Aberto da Austrália 26/01/2024 REUTERS/Ciro De Luca

Publicada em  

Atualizada em  

Por Shrivathsa Sridhar

MELBOURNE (Reuters) - Jannik Sinner derrotou o atual campeão Novak Djokovic por 6-1, 6-2, 6-7(6) e 6-3 no Aberto da Austrália nesta sexta-feira, impondo a primeira derrota no Melbourne Park em seis anos ao principal cabeça de chave do torneio e garantindo vaga na primeira final de Grand Slam de sua carreira.

O italiano vai enfrentar na decisão o russo Daniil Medvedev, que se recuperou de uma desvantegem de dois sets para derrotar o alemão Alexander Zverev por 5-7, 3-6, 7-6(4), 7-6(5) e 6-3 na outra semifinal.

Depois de sofrer derrotas consecutivas nas finais de Melbourne para Djokovic e Rafa Nadal em 2021 e 2022, o ex-campeão do Aberto dos Estados Unidos agora espera ter sorte melhor quando enfrentar Sinner no domingo.

Sinner deu uma aula de tênis nos dois primeiros sets para abrir caminho para a única derrota de Djokovic nas semifinais de seu Grand Slam favorito.

Isso também fez com que o jovem tenista se tornasse o único jogador italiano a chegar a uma final de simples do Aberto da Austrália.

Ao marcar a chegada de uma nova geração de estrelas do tênis, o confronto pelo título em Melbourne no domingo também será o primeiro desde 2005 a não contar com a presença de Djokovic ou dos outros membros do 'Big Three', Roger Federer e Rafa Nadal.

'Foi uma partida muito, muito difícil', disse Sinner, que não teve contra si um único break point na partida.

'Comecei muito bem, em dois sets senti que ele não estava se sentindo muito bem em quadra, então tentei continuar pressionando e, no terceiro set, tive o match point e errei o forehand, mas você sabe, isso é tênis.'

'Tentei me preparar para o próximo set, que comecei muito bem, e é claro que a atmosfera estava ótima. É muito bom jogar aqui.'

O quarto cabeça de chave, Sinner, surpreendeu Djokovic duas vezes em três partidas no final da temporada passada e teve um início de jogo animado na Rod Laver Arena, atacando o saque instável e o backhand propenso a erros do adversário de 36 anos para vencer confortavelmente o primeiro set.

Djokovic não perdia em seu local favorito desde a edição de 2018, quando caiu para o sul-coreano Chung Hyeon, e havia sinais preocupantes para o 10 vezes campeão de Melbourne, quando Sinner, de 22 anos, conquistou o segundo set após uma dupla quebra.

'Ele me superou completamente hoje', disse Djokovic. 'Fiquei chocado com meu nível, de uma forma ruim. Não estava fazendo muita coisa certa... Essa é uma das piores partidas de Grand Slam que já joguei, que eu me lembre', avaliou.

'Ao mesmo tempo, é preciso dar crédito a ele por ter feito tudo melhor do que eu em todos os aspectos do jogo.'

O tsunami de Sinner não deu sinais de diminuir no terceiro set, mas Djokovic elevou seu jogo e permaneceu firme até 5-5 no tiebreak, quando uma interrupção no jogo depois que um torcedor passou mal ameaçou perturbar o ímpeto de ambos os jogadores.

Djokovic venceu o game com uma bola que chegou a tocar a rede para ficar mais perto de vencer o set, mas Sinner mostrou um excelente controle de raquete com um smash aéreo para forçar o tiebreak, apenas para desperdiçar um match point em 6-5 ao acertar um forehand na rede.

Djokovic conquistou os três pontos seguintes para recuperar o set, arrancando aplausos dos espectadores.

Mas Sinner quebrou o saque de Djokovic para fazer 3-1 no quarto set e se distanciou para acabar com a série de 33 vitórias do sérvio em Melbourne Park e encerrar sua busca pelo recorde de 25 títulos de Grand Slams.

'Eu estava ansioso por essa partida, é sempre bom ter esse tipo de jogador com quem você pode aprender', disse Sinner.

'Perdi (para ele) no ano passado nas semifinais em Wimbledon, aprendi muito com isso, e tudo faz parte do processo.'

A vitória significou que Sinner agora derrotou Djokovic no ATP Finals, na Copa Davis e em um Grand Slam.

'Não sei, pergunte a ele', disse Sinner rindo quando perguntado por que seu jogo era tão difícil para Djokovic.

'Jogamos de forma parecida e, antes de tudo, você tem que tentar devolver o máximo de bolas possível. Ele é um sacador incrível e, às vezes, eu tento adivinhar, sabe, tentando pressionar, tentando movimentá-lo um pouco.'

'Não vou lhe dar as táticas porque espero jogar contra ele em algumas partidas diferentes.'

Sinner disse que estava aproveitando a onda de confiança do ano passado e esperava ansiosamente pela final de domingo, onde jogará contra Daniil Medvedev ou Alexander Zverev.

'Acredito que posso jogar contra os melhores jogadores do mundo. No domingo, estarei em minha primeira final. Vamos ver como será. Estou muito feliz, virei aqui com um sorriso e darei o meu melhor', disse.

'Vou assistir (a próxima semifinal) com certeza, sou um grande fã de tênis. Estou um pouco mais relaxado agora. Eles são jogadores incríveis e já jogaram tantas vezes. Vai ser muito interessante.'

(Reportagem de Shrivathsa Sridhar, em Melbourne)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sinner destrona djkokovic e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.