Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sistema base do ENEM é utilizado fora do Brasil

O método tem sido usado como parte do processo seletivo de Universidades, cursos e bolsas.

Placeholder - loading - Universidades da Europa, Estados Unidos e Canadá usam o método do ENEM. Crédito da imagem: iStock
Universidades da Europa, Estados Unidos e Canadá usam o método do ENEM. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais passaportes para os estudantes brasileiros ingressarem em uma Universidade. O exame foi criado em 1998 com o intuito de avaliar o ensino das escolas.


No entanto, há 10 anos, a prova se tornou uma forma de conquistar uma vaga nas instituições de ensino superior.


Atualmente, a soma das notas adquiridas no ENEM e no vestibular, pode facilitar o caminho do aluno na concorrência de vagas em Universidades Públicas, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada).


Há cinco anos, esse método tem sido utilizado por instituições de Portugal. No total, 47 centros universitários adotaram o ENEM como critério de seleção.


Agora, o sistema está sendo usado também em outras escolas localizadas nos Estados Unidos, Escócia, Canadá, Irlanda e Inglaterra. O método tem sido usado como parte do processo seletivo de Universidades, cursos e, até mesmo, bolsas.


O formato do exame é considerado flexível pelas instituições estrangeiras, além de atrair alunos de vários países.


Como as regras das instituições são diferentes e cada país tem o seu próprio sistema de ensino, não existe um modelo padronizado de como aplicar o ENEM.


No entanto, diferente do Brasil, o ingresso em Universidades da Europa, Estados Unidos ou Canadá, engloba, além da nota do ENEM, o histórico escolar, cartas de apresentação e entrevistas.


A adoção do sistema do Exame Nacional do Ensino Médio é uma grande oportunidade para jovens que desejam estudar fora, principalmente por causa da extinção do “Ciência Sem Fronteiras”, programa federal de bolsas de intercâmbio.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sistema base do enem e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.