Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Sob garantias de segurança da Ucrânia, tropas ocidentais poderiam repelir forças russas após cessar-fogo, diz Merz

Sob garantias de segurança da Ucrânia, tropas ocidentais poderiam repelir forças russas após cessar-fogo, diz Merz

Reuters

16/12/2025

Placeholder - loading - Zelenskiy e Merz dão entrevista coletiva em Berlim 15/12/2025 REUTERS/Liesa Johannssen
Zelenskiy e Merz dão entrevista coletiva em Berlim 15/12/2025 REUTERS/Liesa Johannssen

BERLIM, 16 Dez (Reuters) - Sob as garantias pós-cessar-fogo fornecidas pelos Estados Unidos e pela Europa à Ucrânia, as forças de manutenção da paz poderiam, em determinadas circunstâncias, repelir forças russas, disse o chanceler alemão, Friedrich Merz, em uma entrevista à televisão pública ZDF, acrescentando que isso continua sendo uma perspectiva distante.

Pressionado pelos entrevistadores para obter detalhes sobre as possíveis garantias de segurança apresentadas pelos Estados Unidos nas conversas de segunda-feira em Berlim com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, Merz disse que os garantidores precisariam repelir forças russas caso houvesse uma violação dos termos do cessar-fogo.

'Garantiríamos uma zona desmilitarizada entre as partes em conflito e, para ser bem específico, também agiríamos contra as incursões e ataques russos correspondentes. Ainda não chegamos lá', disse ele.

'O fato de os norte-americanos terem assumido esse compromisso -- de proteger a Ucrânia no caso de um cessar-fogo como se fosse território da Otan -- acho que é uma nova posição notável para os Estados Unidos da América.'

A Rússia ainda não concordou com o cessar-fogo que, segundo os EUA e a Europa, seria um pré-requisito para quaisquer garantias de segurança, ou com a presença de tropas ocidentais em solo ucraniano para ajudar a acabar com a guerra em grande escala iniciada quando o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Merz disse acreditar que há uma chance de 50% de garantir um acordo europeu sobre o uso de ativos russos imobilizados para financiar a defesa contínua da Ucrânia. Era essencial fazer isso, acrescentou, já que a Ucrânia precisaria de financiamento por pelo menos mais dois anos após o término da atual rodada de financiamento europeu no primeiro trimestre de 2026.

'Há reservas em toda a Europa, e eu posso entender muito bem essas reservas', disse ele. 'Mas... se não agirmos agora e tomarmos a decisão que poderíamos tomar para deter esse avanço do Exército russo, quando o faremos?'

O tom hostil em relação à Europa na nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA não o surpreendeu, disse ele, uma vez que ela reflete muitas das críticas que o vice-presidente norte-americano, JD Vance, fez à Europa em seu discurso na Conferência de Segurança de Munique no início do ano.

Mas Merz disse que era improvável que qualquer tendência isolacionista por parte dos EUA fosse sustentada.

(Reportagem de Thomas Escritt)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.