Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sobreviventes de enchentes na Líbia vasculham ruínas em busca de milhares de desaparecidos

Placeholder - loading - Homem chora no Egito após enterrar o corpo repatriado de seu filho, vítima das enchentes causadas pelos temporais na Líbia 13/09/2023 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
Homem chora no Egito após enterrar o corpo repatriado de seu filho, vítima das enchentes causadas pelos temporais na Líbia 13/09/2023 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

Publicada em  

DERNA, Líbia (Reuters) - Sobreviventes de uma enchente que varreu o centro da cidade de Derna, na Líbia, vasculhavam as ruínas nesta quinta-feira em busca de entes queridos entre milhares de mortos e desaparecidos, enquanto as autoridades temiam um surto de doenças causadas por corpos em decomposição.

Uma torrente desencadeada por uma forte tempestade rompeu barragens na noite de domingo e derrubou o leito sazonal de um rio que corta a cidade, levando ao mar edifícios de vários andares com famílias adormecidas lá dentro.

O número de mortes confirmadas pelas autoridades até agora tem variado, mas todos estão na casa dos milhares, com outros milhares nas listas de desaparecidos. O prefeito de Derna, Abdulmenam al-Ghaithi, disse que as mortes na cidade podem chegar a uma faixa de 18 mil a 20 mil, com base na extensão dos danos.

'Na verdade, precisamos de equipes especializadas na recuperação de corpos', disse ele à Reuters em Derna. 'Temo que a cidade seja infectada por uma epidemia devido ao grande número de corpos sob os escombros e na água.'

Usama Al Husadi, um motorista de 52 anos, procurava a esposa e os cinco filhos desde o desastre.

'Fui a pé procurando por eles... fui a todos os hospitais e escolas, mas não tive sorte', disse ele à Reuters, chorando com a cabeça entre as mãos.

Husadi, que estava trabalhando na noite da tempestade, discou novamente o número de telefone de sua esposa, mas sem sucesso.

'Perdemos pelo menos 50 membros da família do meu pai, entre desaparecidos e mortos', disse ele.

Equipes de resgate chegaram de Egito, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Turquia e Catar. A Turquia enviou um navio com equipamento para instalar dois hospitais de campanha. A Itália enviou três aviões com suprimentos e funcionários, bem como dois navios da Marinha que tiveram dificuldade para descarregar porque o porto de Derna, repleto de destroços, estava quase inutilizável.

O trabalho de resgate é dificultado pelas fraturas políticas em um país de 7 milhões de pessoas, em guerra intermitente e sem nenhum governo com alcance nacional desde que uma revolta apoiada pela aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) derrubou Muammar Gaddafi em 2011.

Um Governo de Unidade Nacional (GNU), reconhecido internacionalmente, está baseado em Trípoli, no oeste. Um governo paralelo opera no leste, sob o controle do Exército Nacional Líbio de Khalifa Haftar, que não conseguiu capturar Trípoli em um cerco sangrento de 14 meses que se desfez em 2020.

(Por Ahmed Elumami, Ayman al-Warfali e Essam Alfetori)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sobreviventes de enchentes na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.