Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Socialistas e separatistas catalães chegam a acordo para formar governo na Espanha

Placeholder - loading - Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez 06/10/2023 REUTERS/Jon Nazca
Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez 06/10/2023 REUTERS/Jon Nazca

Publicada em  

MADRI (Reuters) - O primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, parece estar prestes a conquistar mais um mandato depois que seu Partido Socialista Operário Espanhol (Psoe) garantiu nesta quinta-feira o apoio do partido separatista catalão Junts para formar um governo.

Uma lei que concede anistia aos que foram processados pela tentativa de separação da Catalunha em relação à Espanha foi incluída no acordo, de acordo com uma declaração conjunta do PSOE e do Junts vista pela Reuters.

Santos Cerdán, uma autoridade socialista que liderou as negociações, disse em uma coletiva de imprensa em Bruxelas que, embora seu partido ainda tenha 'discordâncias profundas' com o Junts, ele as havia deixado de lado no interesse de formar um 'governo estável', e o acordo inclui o apoio a um mandato completo de quatro anos.

Entre os beneficiários de uma anistia está Carles Puigdemont, o líder do Junts que atualmente vive no exílio em Waterloo, na Bélgica, por causa das acusações de desobediência e desvio de dinheiro que ele mesmo enfrenta como líder da Catalunha durante o movimento separatista que chegou ao auge em uma votação e declaração unilateral de independência em 2017.

Se a anistia for aprovada pelo Parlamento, Puigdemont poderá retornar à Espanha e potencialmente concorrer a um cargo público.

Sánchez está tentando formar um governo depois que a eleição de julho não teve um vencedor absoluto.

Ele chegou a um acordo para governar em coalizão com a aliança de extrema-esquerda Sumar no mês passado, mas também precisa de vários outros partidos menores - que o apoiaram no passado - para apoiá-lo em uma votação que pode ocorrer já na próxima semana.

No momento, mesmo com o apoio do Junts, os socialistas ainda não teriam a maioria absoluta de 176 assentos para vencer a votação do primeiro turno no Parlamento de 350 assentos, ou para garantir a maioria simples em uma segunda votação.

Eles ainda precisam do apoio de cinco parlamentares do Partido Nacionalista Basco (PNV), que ofereceu apoio antecipado, mas disse que esperaria para ver os detalhes de um acordo entre socialistas e Junts antes da confirmação.

A votação deve ser concluída até 27 de novembro ou novas eleições serão automaticamente realizadas.

Uma anistia pode eximir de culpa até 1.400 ativistas e políticos envolvidos na tentativa de separar a Catalunha da Espanha.

(Por Belen Carreno, Joan Faus e Graham Keeley)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. socialistas e separatistas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.