Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Som: a primeira interação com o mundo

Como as primeiras conexões acontecem pela sonoridade

Placeholder - loading - Bebê com fones de ouvido e ouvindo música. - Divulgação
Bebê com fones de ouvido e ouvindo música. - Divulgação

Publicada em  

Talvez muitos de nós não sabemos, mas a primeira conexão dos seres-humanos acontecem pelo som. Na barriga, antes mesmo de nascer, nos familiarizamos com diversas frequências como as batidas do coração de nossas mães, vozes externas e as ondas sonoras provenientes do útero.

Por meio de diversos estudos, musicoterapeutas ao redor do mundo comprovaram que as vozes maternas como os sons externos do mundo são essenciais para a construção do elo homem e música. Musicalidade, uma face de nossas vidas que acompanha todos os estágios da vivência humana e está em constante evolução e desenvolvimento dado ao contexto e impactos sonoros que se fazem presente.

Em diversas formas, a interferência musical converge com o ser-humano e suas ações e relacionamentos sociais, tais quais como a produtividade, percepção, depressão, cura, humor e muito mais. Por esse poder gigantesco, somos propensos a alterações no que sentimos e agimos por conta do conteúdo musical que consumimos.

Leia mais: Iggy Pop e Diane Warren recebem Polar Music Prize

Constata-se que a partir de certas frequências, harmonia e ritmos existe a conexão entre o desenvolvimento tanto a saúde mental como corporal. O corpo por meio do sistema nervoso, que reflete em todas as outras partes, passa a responder a cada estímulo sonoro, assim as ações e sentimentos estão permeados pelo que se escuta.

Desde o século XIX, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer teorizava a respeito do mundo ao seu redor e as conexões que abrangiam a existência humana. Por meio da frase “A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”, na tentativa de transpor um pouco sobre a naturalidade da música, ele se tornou um das engrenagens que voltaram seus olhos para tais fenômenos.

Surpreendentemente, há centenas de vídeos nas plataformas digitais que com apenas alguns efeitos sonoros são capazes de despertar e tocar pessoas das mais singulares formas. Um exemplo disso são vídeos que simulam os sons do útero para que recém-nascidos se sintam um pouco mais confortáveis. O vídeo com milhares de visualizações apenas comprova que nossa primeira memória foi construída pelo som, embora não conseguimos acessá-la diretamente, ela vive em nosso subconsciente e foi o primeiro passo para que hoje possamos explorar as funções sonoras. Confira um pouco do vídeo ainda que possa causar uma leve sensação de estranhamento:



A percepção auditiva acontece desde o feto pela interpretação e a associação feita em nosso cérebro para compreender o espaço em que estamos e os sinais neurológicos e psicossociais. As primeiras interações ocorrem logo nos primeiros meses de gravidez, do terceiro adiante especificamente, contribuindo com que os bebês criem seus primeiros contatos sensoriais com o mundo a sua volta mesmo estando na barriga.

As etapas de reconhecimento e memorização acontecem desde ali e continuam ao longo de toda a vida do indivíduo. Passamos a reconhecer vozes, tons, alturas, timbres, frequências e batidas, todos esses fatores vêm acompanhados também de sentimentos que são associados pelos sons como medo, dor, surpresa ou mesmo amor. De forma geral, é como se todas as áreas do cérebro conversassem entre si.

Confira: Kelly Clarkson lança cover de “Happier Than Ever”, de Billie Eilish

Uma atividade muito importante que hoje sabemos que é bacana ser realizada desde a infância são aulas de musicalidade. Por eles, crianças e bebês conseguem cada vez mais ter contato com diferentes formas de som, como captá-los ou produzi-los, o que além de divertido, auxilia no processo de desenvolvimento cognitivo grandemente.

A todos que assistiram “Viva! A vida é uma festa” é impossível não se emocionar justamente com a cena que representa como essa ação ocorre. Ao longo de sua infância, a personagem Inês cantava a música “Lembre de mim” com seu pai. Por anos, eles nunca mais se viram, mas ainda sim durante a velhice dela, seu neto canta um pedaço da música que é relembrada rapidamente por Inês mesmo no final de sua vida com falhas na memória.



Existir, ouvir, sentir. Sentimentos produzidos por vibrações que envolvem não apenas nossa existência como o mundo. Desde a gestação até os anos finais das nossas vidas, as interações e experiências sonoras constroem nossa vida humana.

Algumas interações de sons e músicas, mesmo que não sejam revisitados por décadas, estarão para sempre presentes em nossas mentes.

Veja também:

Harry’s House: Harry Styles quebra recorde de vendas de vinil

LETRA E TRADUÇÃO: Harry Styles - Love Of My Life

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. som a primeira interacao com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.