Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sonda da Nasa faz pouso histórico em Marte

Placeholder - loading - (NASA/Bill Ingalls/Handout via REUTERS
(NASA/Bill Ingalls/Handout via REUTERS

Publicada em  

Por Steve Gorman

LOS ANGELES, Estados Unidos (Reuters) - A sonda científica Perseverance, da agência espacial norte-americana Nasa, maior laboratório de astrobiologia já enviado a outro planeta, cortou a atmosfera de Marte nesta quinta-feira e pousou em segurança na superfície de uma vasta cratera, em sua primeira parada em uma busca por traços de vida microbiana no planeta vermelho.

Gerentes da missão do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) comemoraram quando os sinais de rádio confirmaram que a sonda de seis rodas e do tamanho de um pequeno carro havia sobrevivido à descida e chegado em seu objetivo dentro da cratera Jezero, onde há muito ficava o leito de um lago marciano.

O veículo robótico navegou pelo espaço por quase sete meses, cobrindo 472 milhões de quilômetros antes de chegar à atmosfera de Marte a 19 mil quilômetros por hora para começar sua aproximação para o pouso na superfície do planeta.

A descida auto-guiada e o pouso da aeronave durante uma série complexa de manobras que a Nasa classificou como 'os sete minutos de terror' fica marcada como um dos feitos mais elaborados e desafiadores da história do vôo espacial robótico.

'É realmente o começo de uma nova era', disse o administrador associado de Ciências da Nasa, Thomas Zurbuchen, mais cedo durante a transmissão do evento na Internet.

O pouso representou a parte mais arriscada de uma empreitada de dois anos e 2,7 bilhões de dólares cujo objetivo é buscar possíveis sinais de micróbios fossilizados que possam ter habitado Marte cerca de 3 bilhões de anos atrás, quando o quarto planeta desde o Sol era mais quente, molhado e potencialmente mais propício para a vida como conhecemos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sonda da nasa faz pouso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.