Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Subsídio para combustíveis na conta de luz cai R$1,3 bi com conexão de sistemas isolados

Placeholder - loading - Torres de transmissão de energia elétrica no Pará 30/03/2010 REUTERS/Paulo Santos
Torres de transmissão de energia elétrica no Pará 30/03/2010 REUTERS/Paulo Santos

Publicada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil economizou 1,3 bilhão de reais em subsídios na conta de luz para compra de combustíveis no ano de 2023, conforme avançam as conexões de comunidades isoladas da Amazônia à rede elétrica nacional.

Segundo dados antecipados à Reuters pelo Ministério de Minas e Energia, a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) somou 11,6 bilhões de reais em 2023, valor inferior ao projetado pela agência reguladora Aneel para o ano e também abaixo dos 12,9 bilhões de reais registrados em 2022.

A CCC subsidia o custo de geração de energia elétrica nos chamados 'sistemas isolados', comunidades principalmente da região Norte que, por não receberem energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), dependem de termelétricas locais movidas a óleo diesel, uma geração mais cara e poluente.

De acordo com o ministério, o avanço das conexões no ano passado foi o principal motivo para a economia obtida na CCC. Para 2024, a pasta citou que, conforme projeções da Aneel, novas interligações podem garantir uma redução adicional de 168 milhões de reais dos subsídios.

'Em agosto, lançamos o programa Energias da Amazônia, em Parintins, no Amazonas. Na ocasião, fizemos a interligação de Itacoatiara, Juruti e Parintins ao SIN, beneficiando mais de 70 mil unidades consumidoras, que agora poderão desfrutar de uma oferta de energia mais perene e barata', destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em comunicado.

O Brasil tem 212 sistemas isolados, concentrados no Norte e em calhas dos rios, com comunidades que chegam a ter população de cerca de 100 habitantes, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2022.

Boa parte dos sistemas isolados se localiza, no Amazonas, mas o destaque é o Estado de Roraima, que ainda está totalmente fora do SIN. A interligação para que Roraima passe a receber energia da rede nacional depende de um linhão cujas obras foram autorizadas recentemente, após mais de dez anos paradas.

Além do avanço das interligações, o governo também trabalha para substituir a geração termelétrica pela de fontes renováveis em algumas localidades isoladas. Os principais projetos nesse sentido são da fonte solar agregada com baterias.

'Esse incremento é importante e vamos trabalhar para aumentar a oferta de energia limpa e renovável para descarbonizar a matriz energética nacional e reduzir o custo aos consumidores...', acrescentou Silveira.

A redução dos custos de geração nos sistemas isoladas é uma agenda importante para o governo, já que a CCC é a principal rubrica da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo cobrado na conta de luz de todos os consumidores que disparou nos últimos anos.

Para 2024, a Aneel projeta que o orçamento da CDE chegará a 37,2 bilhões de reais, à medida que aumentam os subsídios com diversas políticas públicas do setor elétrico.

As tarifas de energia no Brasil têm sido uma preocupação do Ministério de Minas e Energia, que já anunciou publicamente trabalhar em medidas para corrigir distorções que oneram principalmente os consumidores do mercado regulado, como residências, vinculados às distribuidoras de energia.

Na véspera, Silveira voltou a falar que o Brasil 'perdeu a mão' das políticas públicas e que o setor elétrico virou uma 'colcha de retalhos'. Segundo ele, serão editadas medidas para que o país consiga avançar com investimentos na transição energética sem onerar os consumidores via conta de luz.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. subsidio para combustiveis na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.