Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Substância presente no chocolate melhora o sono e a memória

Os resultados foram mais visíveis em adultos mais velhos e em idosos.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Substância presente no chocolate melhora o sono e a memória"

Publicada em  

Segundo um novo estudo da Universidade de L’Aquila, na Itália, o chocolate pode ajudar a melhorar o sono e a saúde do cérebro. Os pesquisadores acreditam que os flavonoides – composto presente no cacau e que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem os radicais livres -, melhoram a atenção, a rapidez do processamento cerebral, a memória de trabalho e a fluência verbal em pessoas mais velhas.

“Chocolate amargo é uma fonte rica de flavonoides. O estudo sugere que essas substâncias podem proteger essas pessoas a longo prazo e melhorar a capacidade cognitiva”, disse Valentina Socci, principal autora do estudo.

Na pesquisa, a equipe explorou o que acontece com o cérebro algumas horas após ter ingerido flavonoides. A maior parte dos resultados demostraram que o consumo diário de chocolate amargo melhorou a cognição, atenção, velocidade de processamento de informações e a memória. Os participantes que ingeriram o alimento tiverem melhor desempenho em testes de memória e maior habilidade e rapidez nos testes visuais. Esses efeitos podem variar de cinco dias até três meses.

Todos estes benefícios, no entanto, foram encontrados com maior frequência em adultos mais velhos e idosos, com um declínio de memória inicial. Nas mulheres, o alimento também se mostrou eficaz em reduzir alguns dos efeitos do cansaço após uma noite mal dormida.

De acordo com os cientistas, os resultados podem ser promissores para pessoas que sofrem de privação crônica do sono ou que têm períodos alternados de trabalho.

Entretanto, apesar dos benefícios, eles alertam sobre os efeitos colaterais do consumo exagerado do cacau e do chocolate. “Esses alimentos têm um alto valor calórico graças a substâncias inerentes ao cacau, como a cafeína e a teobromina, e aditivos do chocolate, como açúcar e leite”, disse Valentina.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. substancia presente no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.