Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suécia não vai expulsar homem que se manifestou queimando cópias do Alcorão

Placeholder - loading - O manifestante Salwan Momika agita bandeira sueca em frente à embaixada do Iraque, em Estocolmo, Suécia 20/07/2023 TT News Agency/Caisa Rasmussen via REUTERS
O manifestante Salwan Momika agita bandeira sueca em frente à embaixada do Iraque, em Estocolmo, Suécia 20/07/2023 TT News Agency/Caisa Rasmussen via REUTERS

Publicada em  

ESTOCOLMO/COPENHAGUE, (Reuters) - A Agência de Migração da Suécia anunciou nesta quinta-feira que havia decidido pela deportação de um iraquiano que ateou fogo a exemplares do Alcorão, livro sagrado muçulmano, em manifestações nos últimos meses em Estocolmo, mas a decisão não será cumprida porque o homem corre o risco de ser torturado caso retorne a seu país.

Em agosto, a Suécia elevou seu alerta de terrorismo para o segundo nível mais alto e emitiu avisos sobre um aumento nas ameaças contra suecos no país e no exterior após as queimas de exemplares do Alcorão gerarem indignação entre os muçulmanos e desencadearem ameaças de jihadistas.

Várias das ações foram lideradas por Salwan Momika, um refugiado do Iraque que afirma que sua intenção é protestar contra toda a instituição do Islã e banir seu livro sagrado.

'Ontem, a Agência de Migração decidiu revisar seu status e sua permissão de residência e decidiu que ele deveria ser deportado', disse um porta-voz da agência de migração sueca à Reuters.

O porta-voz disse que o fato de o homem ter dado informações falsas sobre seu pedido de residência foi o motivo para a decisão.

Segundo o porta-voz, no entanto, a Suécia não poderá cumprir a ordem de deportação pois o homem pode ser torturado e submetido a tratamento desumano caso seja enviado ao Iraque. Se a situação mudar, o homem será deportado, acrescentou.

Em julho, a agência disse que estava reavaliando a permissão de residência de Momika.

'Não vou deixar a Suécia. Vou viver e morrer na Suécia. A Agência Sueca de Migração cometeu um erro grave. Suspeito que haja motivos políticos ocultos por trás dessa decisão. Vou recorrer', disse Momika à emissora pública sueca SVT.

Ativistas anti-islâmicos queimaram várias cópias do Alcorão na Suécia e na Dinamarca, dois dos países mais progressistas do mundo que permitem críticas incisivas à religião em nome da liberdade de expressão. Muitos muçulmanos, entretanto, consideram a profanação do Alcorão uma ofensa grave, por considerarem que o livro traz a palavra literal de Deus.

Na semana passada, um homem armado tunisiano matou dois torcedores de futebol suecos em Bruxelas, em um ataque que o primeiro-ministro da Suécia disse mostrar que a Europa deve reforçar a segurança para se proteger.

O atirador identificou-se como membro do Estado Islâmico e assumiu a responsabilidade em um vídeo publicado online.

(Reportagem de Simon Johnson)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. suecia nao vai expulsar homem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.