Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rishi Sunak será próximo premiê britânico após meses de instabilidade

Placeholder - loading - Rishi Sunak em Londres  24/10/2022   REUTERS/Peter Nicholls
Rishi Sunak em Londres 24/10/2022 REUTERS/Peter Nicholls

Publicada em  

Atualizada em  

Por Kate Holton e Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - Rishi Sunak se tornará o primeiro-ministro mais jovem do Reino Unido nos tempos modernos depois de vencer a disputa pela liderança do Partido Conservador, e será encarregado de conduzir um país profundamente dividido em meio a uma crise econômica que deve deixar milhões de pessoas mais pobres.

Um dos políticos mais ricos de Westminster, Sunak se tornará o primeiro líder não branco do Reino Unido --e o terceiro primeiro-ministro do país em menos de dois meses-- ao assumir o cargo durante uma das eras mais turbulentas da história política britânica.

Ele substitui Liz Truss, que durou apenas 44 dias no cargo antes de renunciar, e precisará restaurar a estabilidade em um país que se recupera de anos de turbulência política e econômica, e buscando liderar um partido que se fraturou em linhas ideológicas.

Sunak disse a seus partidários no Parlamento que eles enfrentam uma 'crise existencial' e devem 'unir-se ou morrer'. Ele disse que o país enfrenta um 'profundo desafio econômico'.

'Agora precisamos de estabilidade e unidade, e farei de minha maior prioridade unir nosso partido e nosso país', disse.

Sunak assumirá a liderança do Reino Unido em meio a uma das desacelerações econômicas mais duras em décadas.

O novo premiê deve promover cortes profundos nos gastos para tentar reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, no momento em que o país entra em recessão, arrastado pelo aumento do custo de energia e alimentos.

O Reino Unido está travado em um estado de crise permanente desde que votou em 2016 para deixar a União Europeia, desencadeando uma batalha em Westminster sobre o futuro do país que permanece sem solução até hoje.

Sunak, que deve ser nomeado primeiro-ministro pelo rei Charles na terça-feira, também terá que trabalhar duro para manter o partido político dominante do país unido depois que alguns o acusaram de traição no início deste ano, quando ele renunciou ao cargo de ministro das Finanças do ex-líder Boris Johnson, desencadeando sua queda também.

Outros conservadores dizem que ele é rico demais para entender as pressões econômicas cotidianas que se acumulam no Reino Unido e questionam se ele poderá ganhar uma eleição para um partido que está no poder há 12 anos.

Sunak, ex-analista do Goldman Sachs de origem indiana, chamou a atenção nacional quando, aos 39 anos, tornou-se ministro das Finanças de Johnson assim que a pandemia da Covid-19 atingiu o Reino Unido.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sunak deve ser proximo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.