Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suprema Corte de Israel adia lei que protege primeiro-ministro de afastamento forçado

Placeholder - loading - Suprema Corte de Israel 12/09/2023 DEBBIE HILL/Pool via REUTERS
Suprema Corte de Israel 12/09/2023 DEBBIE HILL/Pool via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

JERUSALÉM (Reuters) - A Suprema Corte de Israel adiou nesta quarta-feira a implementação de uma emenda a uma lei básica que protegeria o primeiro-ministro de ser forçado a se afastar do cargo se for ordenado a fazê-lo pelo procurador-geral ou pela Suprema Corte.

O tribunal afirmou que a emenda seria adiada até o próximo mandato do parlamento israelense, dizendo que tinha “natureza claramente pessoal” e era um uso indevido da autoridade constituinte do Knesset, segundo um comunicado do tribunal.

Os defensores da lei disseram que ela tem o objetivo de proteger qualquer líder democraticamente eleito de uma destituição injusta.

Mas juízes a favor do adiamento disseram que a emenda foi aprovada para servir as necessidades de um indivíduo específico.

Grupos de supervisão política e o partido de oposição questionaram a emenda de 23 março a uma “Lei Básica” quase constitucional que o próprio procurador-geral do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu descreveu como concebida para preservar seu mandato, em meio a um longo julgamento por corrupção.

A Suprema Corte de Israel derrubou na segunda-feira uma lei muito contestada aprovada pelo governo de extrema-direita de Netanyahu que reduzia parte dos poderes do tribunal e motivou meses de protestos nacionais.

(Reportagem de Emily Rose)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. suprema corte de israel adia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.