Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Taipé considera 'ridícula' ordem da China para controle de tráfego no Estreito de Taiwan durante tufão

Taipé considera 'ridícula' ordem da China para controle de tráfego no Estreito de Taiwan durante tufão

Reuters

08/08/2026

Placeholder - loading - Um barco de pesca chinês navega pelo Estreito de Taiwan, próximo à Ilha de Niushan, ao largo da Ilha de Pingtan, na província de Fujian, China, em 9 de abril de 2023.  REUTERS/Thomas Peter/Foto de arq
Um barco de pesca chinês navega pelo Estreito de Taiwan, próximo à Ilha de Niushan, ao largo da Ilha de Pingtan, na província de Fujian, China, em 9 de abril de 2023. REUTERS/Thomas Peter/Foto de arq

Taipé, 8 Ago (Reuters) - A ​tentativa da China de implementar medidas de controle de tráfego marítimo para embarcações que se dirigem ao Estreito de Taiwan durante o tufão Dolphin é “ridícula”, afirmou Taipé, acrescentando que Pequim não tem o direito de restringir o acesso a águas internacionais.

A China, que considera Taiwan — governada democraticamente — como parte de seu próprio ⁠território, ⁠também reivindica o estreito estratégico ​pelo ‌qual circulam bilhões de dólares em comércio todos os anos — uma reivindicação rejeitada tanto por Taipé quanto por Washington.

Na quarta-feira, a mídia ⁠estatal chinesa informou que, devido à aproximação do ​tufão, a partir da noite de quinta-feira, os ​navios que se dirigirem para ‌o norte pela ​entrada ⁠sul do Estreito de Taiwan deverão respeitar as medidas de controle de tráfego.

Todas as embarcações devem cumprir os ​requisitos, escolher águas seguras para se abrigar da tempestade e seguir as instruções das autoridades de gestão marítima locais para garantir a segurança no ​mar, informou a mídia.

“A declaração irracional e grosseira dos departamentos comunistas chineses responsáveis reflete ignorância, desrespeito e atropelo da ordem e das normas internacionais. É totalmente ridículo”, afirmou o Conselho de Assuntos do Continente de Taiwan em comunicado na noite de sexta-feira.

“Os assuntos ​internos de Taiwan não precisam da intromissão dos comunistas ‌chineses”, acrescentou.

Em comunicado separado ⁠divulgado ao mesmo tempo, a Guarda Costeira de Taiwan informou que não havia detectado nenhum “movimento anormal” ⁠por parte de embarcações chinesas, nem ⁠havia relatos de companhias ⁠de navegação ⁠de ​terem sido alvo de “interferência de transmissão”.

(Reportagem de Ben Blanchard)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.