Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taiwan elevará gastos com defesa, e China detalha exercícios de combate

Placeholder - loading - Tanque dispara durante exercício militar que simula invasão da ilha taiwaesa de Pingtung pela China  30/05/2019 REUTERS/Tyrone Siu
Tanque dispara durante exercício militar que simula invasão da ilha taiwaesa de Pingtung pela China 30/05/2019 REUTERS/Tyrone Siu

Publicada em  

Por Yimou Lee e Ben Blanchard

TAIPÉ (Reuters) - Taiwan divulgou um aumento equivalente a 1,4 bilhão de dólares nos gastos de defesa planejados para o ano que vem nesta quinta-feira, enquanto a China anunciou detalhes de seus exercícios de combate mais recentes perto da ilha democrática.

A China intensificou sua atividade militar perto de Taiwan, que considera uma província separatista.

Taiwan disse que caças chineses cruzaram brevemente a delicada linha mediana do Estreito de Taiwan na segunda-feira, mesmo dia em que o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, se encontrou com a presidente Tsai Ing-wen em Taipé. Pequim criticou a viagem de Azar.

O gabinete de Tsai está propondo 453,4 milhões de bahts tailandeses em gastos militares para o ano que começa em janeiro – um aumento de 10,2% em relação aos 411,3 milhões deste ano, de acordo com cálculos da Reuters.

'O aumento contínuo do orçamento de defesa facilitará a implementação de várias tarefas de fortalecimento militar e de preparação para guerra... e garantirá a segurança nacional e a paz e a estabilidade regionais', disse o Ministério da Defesa de Taiwan.

Cerca de três horas após o anúncio do orçamento, o Comando do Teatro Leste do Exército de Libertação Popular da China disse que, nos últimos dias, suas forças realizaram exercícios de combate no Estreito de Taiwan e ao norte e sul da ilha, dando a entender que estes visaram a viagem de Azar.

'Recentemente, um certo país grande continuou a fazer gestos negativos a respeito de temas relacionados a Taiwan, enviando mensagens equivocadas graves a forças de 'independência de Taiwan' e ameaçando seriamente a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan', disse.

'As patrulhas e exercícios organizados pelo comando do teatro são ações necessárias adotadas em reação à atual situação de segurança no Estreito de Taiwan e para salvaguardar a soberania nacional', acrescentou o comunicado.

O Ministério da Defesa taiwanês disse que a situação é normal e que as pessoas não deveriam se preocupar.

Tsai fez da modernização das Forças Armadas e do aumento dos gastos de defesa de Taiwan uma prioridade.

O orçamento precisa ser aprovado pelos parlamentares, mas o Partido Democrático Progressista da presidente tem uma grande maioria no Legislativo, o que torna um veto improvável.

A China jamais renunciou ao uso de força para submeter Taiwan a seu controle, e critica os EUA por venderem armas à ilha. Washington é obrigada por lei a proporcionar a Taiwan os meios para se defender.

(Reportagem Adicional de Cate Cadell e Yew Lun Tian em Pequim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. taiwan elevara gastos com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.