Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taliban cogita usar plano de vigilância em massa dos EUA e se reuniu com chinesa Huawei

Placeholder - loading - Combatentes do Talebã montam guarda enquanto as pessoas esperam para receber sacos de arroz, em centro de distribuição em Cabul, Afeganistão 07/04/2022 REUTERS/Ali Khara
Combatentes do Talebã montam guarda enquanto as pessoas esperam para receber sacos de arroz, em centro de distribuição em Cabul, Afeganistão 07/04/2022 REUTERS/Ali Khara

Publicada em  

Por Mohammad Yunus Yawar e Charlotte Greenfield

CABUL (Reuters) - O Taliban está criando uma rede de vigilância por câmeras em larga escala para as cidades afegãs, o que pode envolver a readaptação de um plano elaborado pelos norte-americanos antes de sua retirada do país em 2021, disse um porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão à Reuters, enquanto as autoridades buscam complementar as milhares de câmeras já existentes na capital Cabul.

O governo do Taliban -- que afirmou publicamente estar focado na restauração da segurança e na repressão ao Estado Islâmico, que reivindicou muitos ataques importantes em cidades afegãs -- também consultou a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei sobre uma possível cooperação, disse o porta-voz.

A prevenção de ataques de grupos militantes internacionais -- incluindo organizações proeminentes como o Estado Islâmico -- está no centro da interação entre o Taliban e muitas nações estrangeiras, incluindo Estados Unidos e China, de acordo com as leituras dessas reuniões. Mas alguns analistas questionam a capacidade do regime sem dinheiro para financiar o programa, e grupos de direitos humanos expressaram preocupação de que quaisquer recursos sejam usados para reprimir manifestantes.

O lançamento de câmeras em massa, que envolverá um foco em 'pontos importantes' em Cabul e em outros lugares, faz parte de uma nova estratégia de segurança que levará quatro anos para ser totalmente implementada, disse à Reuters o porta-voz do Ministério do Interior, Abdul Mateen Qani.

Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que Washington não está 'fazendo parceria' com o Taliban e que 'deixou claro que é sua responsabilidade garantir que eles não ofereçam refúgio aos terroristas'.

Qani disse que o Taliban teve uma 'simples conversa' sobre a rede em potencial com a Huawei em agosto, mas nenhum contrato ou plano firme foi firmado.

A Bloomberg News informou em agosto que a Huawei havia chegado a um 'acordo verbal' com o Taliban sobre um contrato para instalar um sistema de vigilância, citando uma pessoa familiarizada com as discussões.

A Huawei disse à Reuters em setembro que 'nenhum plano foi discutido' durante a reunião.

Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que não estava ciente de discussões específicas, mas acrescentou: 'A China sempre apoiou o processo de paz e reconstrução no Afeganistão e apoiou as empresas chinesas a realizarem uma cooperação prática relevante'

Há mais de 62 mil câmeras em Cabul e em outras cidades que são monitoradas por uma sala de controle central, de acordo com o Taliban. A última grande atualização do sistema de câmeras de Cabul ocorreu em 2008, de acordo com o antigo governo, que dependia muito das forças internacionais lideradas pelo Ocidente para garantir a segurança.

Quando as forças internacionais lideradas pela Otan estavam se retirando gradualmente em janeiro de 2021, o então vice-presidente Amrullah Saleh disse que seu governo implementaria uma grande atualização do sistema de vigilância por câmeras de Cabul. Ele disse aos repórteres que o plano de 100 milhões de dólares tinha o apoio da coalizão da Otan.

'O arranjo que havíamos planejado no início de 2021 era diferente', disse Saleh à Reuters em setembro, acrescentando que a 'infraestrutura' para o plano de 2021 havia sido destruída.

Os defensores dos direitos humanos e opositores do regime estão preocupados com o fato de que a vigilância reforçada possa ter como alvo membros da sociedade civil e manifestantes.

Embora o grupo raramente confirme as prisões, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas afirma que pelo menos 64 jornalistas foram detidos desde a tomada do poder. Os protestos contra as restrições às mulheres em Cabul foram interrompidos com brutalidade pelas forças de segurança, de acordo com manifestantes, vídeos e testemunhas da Reuters.

O grupo nega veementemente que um sistema de vigilância atualizado violará os direitos dos afegãos. Qani disse que o sistema era comparável ao que outras grandes cidades utilizam e que será operado de acordo com a lei islâmica Sharia, que impede a gravação em espaços privados.

O plano enfrenta desafios práticos, segundo analistas de segurança.

Os intermitentes cortes diários de energia no Afeganistão significam que é improvável que as câmeras conectadas à rede central forneçam sinais consistentes. Apenas 40% dos afegãos têm acesso à eletricidade, de acordo com a empresa estatal de energia.

O Taliban também precisa encontrar financiamento após uma enorme contração econômica e a retirada de grande parte da ajuda internacional após sua tomada de poder.

O governo disse em 2022 que tem um orçamento anual de mais de 2 bilhões de dólares, dos quais os gastos com defesa são o maior componente, de acordo com o chefe do Exército do Taliban.

(Reportagem adicional de Jonathan Landay, David Kirton, Liz Lee, Ece Toksabay e Tuvan Gumrukcu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. taliban cogita usar plano de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.