Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: A cidade que reproduziu a história de Footloose

Explorando a dualidade da trajetória do rock’n’roll em Cleveland

Placeholder - loading - Entre Acordes e Rebeldias: A cidade que reproduziu a história de Footloose.Divulgação
Entre Acordes e Rebeldias: A cidade que reproduziu a história de Footloose.Divulgação

Publicada em  

A relação entre Cleveland e o rock 'n' roll é uma história de amor e rejeição. Este gênero musical, sempre cercado de controvérsias, enfrentou resistências desde seu nascimento. Há quem diga que a mídia e o público são sempre céticos quanto a novidades, e o rock não foi exceção. Durante os primeiros dias do gênero, fãs foram alertados sobre os "perigos" de ouvir a música no carro, baseados em um estudo da Esso (empresa de gás) que sugeria que o ritmo poderia levar a dirigir de forma mais agressiva, aumentando o consumo de combustível.

Banner do Moondog Coronation Ball.Divulgação
Toque para aumentar

Em Cleveland, a resistência foi ainda mais palpável. Em 1956, jovens menores de 18 anos foram proibidos de dançar rock em público, a menos que estivessem acompanhados por um adulto. Isso seguia uma lei de Ohio de 1931, criando uma realidade ao estilo "Footloose" para os fãs de rock da cidade.

Contrastando com essas restrições, Cleveland foi palco do primeiro concerto de rock do mundo em 1952. Dois homens, apaixonados pela música, desafiaram barreiras raciais em um país ainda segregado. Jimmy Sutphin e seus amigos, ao investigarem uma agitação nas ruas, testemunharam a história: o Moondog Coronation Ball. A polícia teve que intervir quando o evento saiu do controle, marcando esse episódio como o "Big Bang do rock'n'roll", segundo John Soeder, crítico musical.

   Moondog Coronation Ball.Divulgação
Toque para aumentar

Essa explosão cultural foi em grande parte graças a Alan Freed e Leo Mintz, que promoveram esse som rebelde nas ondas do rádio e uniram jovens de diferentes raças na pista de dança. Apesar dos obstáculos, como a estigmatização de músicas de ritmo e blues por sua origem racial e letras sugestivas, Mintz viu nelas o futuro.

 Led Zeppelin.Divulgação
Toque para aumentar

Avançando para 1977, o Led Zeppelin, no auge de sua popularidade, chegou em Cleveland para uma performance memorável no Richfield Coliseum. Essa apresentação se tornou notória não apenas pela música, mas também pelos tumultos que ocorreram fora do local. Os fãs, desesperados para entrar, causaram danos significativos, refletindo a intensidade e paixão que o rock 'n' roll despertava.

O show do Led Zeppelin no Coliseum foi um marco na história do rock, capturado no bootleg "Destroyer". Este evento é lembrado tanto por sua extraordinária qualidade sonora quanto por ser um retrato de uma banda icônica se aproximando de seu fim trágico, como observado pelo historiador musical Peter Chakerian. Em resumo, a história de Cleveland com o rock 'n' roll é uma tapeçaria complexa de repressão, celebração e momentos históricos inesquecíveis.

Veja também:

BILLY JOEL ESPECULA MÚSICA NOVA PELA PRIMEIRA VEZ EM 17 ANOS

A NOITE MEMORÁVEL DO DOUBLE YOU EM SÃO PAULO

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt a cidade que reproduziu a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.