Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: Em 1967 foi publicada a primeira edição da Revista Rolling Stone

A revista contracultural que redefiniu a cultura musical por gerações

Placeholder - loading - Em 1967 foi publicada a primeira edição da Revista Rolling Stone.Divulgação
Em 1967 foi publicada a primeira edição da Revista Rolling Stone.Divulgação

Publicada em  

Qual veio primeiro: a Revista Rolling Stone ou a banda Rolling Stones? Em 1967, Jann Wenner decidiu nomear sua revista em homenagem a um ensaio que o crítico musical Ralph J. Gleason havia escrito sobre os Rolling Stones, a música "Like a Rolling Stone" de Bob Dylan e o impacto cultural da década de 60.

Na época, eles decidiram que "o mundo precisava de um jornal de rock and roll", e Wenner refletiu que faltava "Uma voz jornalística, uma voz crítica, uma voz de dentro, uma voz evangélica – para representar o quão séria e importante a música e a cultura musical se tornaram". E foi assim que a revista quinzenal revolucionária foi fundada em 9 de novembro.

Primeira capa.Divulgação
Toque para aumentar

A Rolling Stone foi inspirada pelo movimento underground de São Francisco durante as décadas de 60 e 70. Naquele verão, o "Summer of Love" em São Francisco serviu de catalisador para o início da Rolling Stone. Com Gleason e Wenner desempregados no final do verão, os dois começaram a arrecadar fundos para iniciar uma publicação que daria voz séria aos músicos e documentaria a cultura em torno do rock and roll. A primeira edição foi com John Lennon na capa, contendo o título "How I Won The War" (título do filme no qual ele participou), e tinha uma pequena explicação sobre qual seria o intuito da revista:

Você provavelmente está se perguntando o que estamos tentando fazer. É difícil dizer: uma espécie de revista e uma espécie de jornal. O nome dela é Rolling Stone, que vem de um velho ditado: ‘Uma pedra que rola não junta musgo’. Muddy Waters usou o nome para uma música que escreveu. Os Rolling Stones tiraram o nome da música de Muddy. 'Like a Rolling Stone' foi o título do primeiro disco de rock and roll de Bob Dylan. Iniciamos uma nova revista refletindo o que vemos serem as mudanças no rock and roll”.

A revista inicialmente se identificou e relatou a contracultura hippie da época. No entanto, distanciou-se dos jornais da época, como o Berkeley Barb ou a Ramparts, abraçando padrões jornalísticos mais tradicionais e evitando os fortes posicionamentos políticos da imprensa underground – devido ao risco de associação negativa com anunciantes. Na primeira edição, Wenner escreveu que a Rolling Stone “não trata apenas da música, mas das coisas e atitudes que a música abraça”.

Na década de 1970, a Rolling Stone começou a deixar sua marca com sua cobertura política, com gente como o jornalista gonzo Hunter S. Thompson escrevendo para a seção política da revista. Thompson publicou pela primeira vez seu trabalho mais famoso, “Medo e Delírio em Las Vegas”, nas páginas da revista, onde permaneceu como editor colaborador até sua morte em 2005.

Combinou efetivamente paixão e profissionalismo e passou a definir cada vez mais tendências significativas e gostos musicais. Além de Thompson, a fotógrafa Annie Leibovitz começou a fotografar nos anos 70, e no começo ela conta que ninguém na revista se interessava muito pelas fotos; eram os textos que eram o destaque maior. “Os escritores, especialmente escritores de jornal, eram acostumados a trabalhar com fotógrafos que iam com eles para ilustrar suas histórias. Mas um fotógrafo pode ver coisas que talvez o escritor não veja”. No entanto, suas visões únicas e experiências externas a tornaram a fotógrafa de algumas das capas mais icônicas da revista.

John Lennon e Yoko Ono na capa tirada por Annie Leibovitz.Divulgação
Toque para aumentar

E depois disso, as aparições em sua capa eram muito cobiçadas, e artistas como Madonna, Michael Jackson, David Bowie e Fleetwood Mac marcaram seu lugar com fotos únicas que foram eternizadas pela revista. A Rolling Stone se tornou uma prova de que o que importa não é quem você apresenta em sua revista, mas sim o que você faz com eles e quem você envia para engarrafá-los e preservá-los para sempre.

Capa Annie Leibovitz.Divulgação
Toque para aumentar

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: AMY WINEHOUSE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

VIRALIZOU: “THRILLER” – MICHAEL JACKSON

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt em 1967 foi publicada a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.