Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: Em 1987, George Michael Marcou sua Ascensão Solo

A metade da dupla Wham! fez um álbum triunfal, “Faith”

Placeholder - loading - Em 1987, George Michael estreou sua carreira solo e provou seu poder.Divulgação
Em 1987, George Michael estreou sua carreira solo e provou seu poder.Divulgação

Publicada em  

O ano de 1987 presenciou o surgimento de grandes obras musicais, com Prince e Michael Jackson lançando álbuns marcantes, como "Sign o' the Times" e "Bad" - álbuns mais tarde reconhecidos como pontos críticos em suas carreiras. Nesse mesmo período, George Michael, metade da famosa dupla Wham!, lançou seu primeiro projeto solo, "Faith". O TBT Antena 1 explora o triunfo deste álbum que solidificou seu poder artístico.

Tudo começou em junho do ano anterior, quando milhares de fãs se despediram do Wham! no concerto final em Wembley. Naquela época, o cantor estava vivenciando emoções conflitantes, despedindo-se de músicas queridas enquanto abraçava a oportunidade de canalizar sua energia para um álbum solo.

Nesse projeto, George Michael entrou para o clube exclusivo de "escrito, arranjado, produzido e composto" tudo por ele – com exceção da faixa "Look At Your Hands", que teve um parceiro na composição. Graças a esse controle total de todo o processo, ele criou uma obra única que é uma vitrine de seu talento. Por conta de seu respeito pela melodia e sua moderação, evidenciados nos arranjos econômicos, “Faith” foi amplamente aclamado por críticos em todo o mundo, além de ganhar o Grammy de Álbum do Ano e liderar as paradas mundiais.

Além da faixa-título, "Faith" apresenta clássicos como "Father Figure", "Monkey", "One More Try”, "Kissing a Fool" e muitos outros. Os visuais marcantes dos clipes contribuíram para a transformação de George Michael em uma figura única e acessível. No clipe para a música-título, Michael toca violão e dança ao som da música enquanto veste uma calça jeans rasgada e uma jaqueta de couro – um look icônico que marcou sua trajetória.

O álbum representa a transição artística para a maturidade - não é apenas um projeto de sucesso cínico; é quase um álbum conceitual. A jornada começa com o impactante rockabilly da faixa-título e flui harmoniosamente de uma música para a próxima. O groove disco abrange desde ritmos urbanos até ondas suaves de calor tropical, mantendo-se consistente até o final. Palavras-chave como fé, confiança e compreensão permeiam cada canção, explorando a comunicação entre amantes e sua falta de várias perspectivas.


À primeira vista, ele parece o típico cara masculino dos anos 80, mas um olhar mais atento revela um colar de pérolas preso à jaqueta e o icônico brinco cruzado na orelha esquerda. Lançado em meio à exploração de sua sexualidade, o clipe de "Faith" contém nuances significativas para a comunidade gay, refletindo as complexidades de ser uma superestrela LGBTQ+.


[music-item artistSlug=george-michael musicSlug=kissing-a-fool]

Uma análise detalhada da estreia solo oficial de George Michael revela um sucesso inquestionável, mesmo para aqueles não tão ligados ao universo musical. Compará-lo a Elton John dos anos oitenta seria simplista, pois, além de sua habilidade e cativante presença, "Faith" é forjado em uma paixão e compromisso pessoal tão tangíveis quanto a batida marcante de “I Want Your Sex”. Com este álbum, George reafirma que não é apenas um hábil manipulador das paradas, mas um artista genuíno.

Apesar do entendimento de George Michael sobre o "manual das estrelas pop" na era da MTV, ele nunca negligenciou a essência da música. Neste projeto, ele estudou os grandes nomes, desde Stevie Wonder até Aretha Franklin, refletindo essas influências na sonoridade e identidade do álbum.


O álbum solo de George, impulsionado pela faixa-título, alcançou o topo nos Estados Unidos e o segundo lugar no Reino Unido, vendendo 25 milhões de cópias globalmente. Os hits lideraram as paradas, incluindo as de R&B, onde artistas brancos raramente alcançavam destaque. Assim, "Faith" destaca a compreensão intuitiva de Michael sobre a música pop e seu uso perspicaz do poder comunicativo para cativar um público crescente.


Veja também:

ALANIS MORISSETTE FAZ ESPETÁCULO EM SHOW ÚNICO DE SÃO PAULO

VOLTA AO MUNDO: FRANK SINATRA MOSTRA QUE TODOS OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt em 1987 george michael …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.