Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Há 40 anos, o Tears for Fears lançava ‘The Hurting’

Álbum de estreia da dupla alcançou o topo das paradas britânicas

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Tears for Fears é o protagonista do #TBT de hoje. Na segunda semana de março de 1983, o duo lançava “The Hurting”, seu disco de estreia, que produziu hits como “Mad World”, “Pale Shelter” e “Change”. Para além de seu caráter icônico, a obra é lembrada como a responsável por emplacar os artistas no topo das paradas musicais e, consequentemente, no radar mundial.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 40 anos, o Tears for Fears lançava ‘The Hurting’" #1
Toque para aumentar

Apesar de seu som pop e new wave, a obra gira em torno de temas soturnos: depressão, abuso e traumas. Os vocalistas Roland Orzabal e Curt Smith se inspiraram nas próprias histórias de vida para escrever as canções, além de pegarem conceitos emprestados da Terapia Primal. O tecladista Ian Stanley e o baterista Manny Elias também fizeram parte do processo de composição, mesmo que não tenham sido membros permanentes da banda.

Criada pelo psicanalista Arthur Janov, a teoria utilizada pelo grupo afirma que patologias e neuroses resultam de dores da infância reprimidas, e podem ser tratadas revivendo esses momentos, gritando e chorando. É possível perceber essa correlação nas letras das canções, e até mesmo na sonoridade, como no caso de “The Prisoner”.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 40 anos, o Tears for Fears lançava ‘The Hurting’" #2
Toque para aumentar

Uma semana depois do seu lançamento, o disco já estava na primeira posição das paradas britânicas. Pouco tempo depois, recebeu certificação de ouro pela Indústria Fonográfica Britânica. Em países como Canadá, Austrália, África do Sul e Alemanha, “The Hurting” ficou no Top 40.

Outro destaque da coletânea são os singles “Mad World”, “Change” e “Pale Shelter”, que se tornaram sensações mundiais. Ambos ocuparam o Top 5 das paradas britânicas, e são lembrados até hoje como composições icônicas.

A cada dia que passa, “The Hurting” continua se provando uma produção atual, relevante e inovadora. Além de influenciar o estilo musical de diversas referências atuais, Tears For Fears faz parte da memória de milhões de pessoas. Nada mais justo, portanto, do que disponibilizar uma edição especial do disco em homenagem aos seus quarenta anos.

Veja também:

NOEL GALLAGHER LANÇA REMIX DE “PRETTY BOY” COM SMITH, DO THE CURE

PLAYLIST ESPECIAL DIA DAS MULHERES

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 40 anos o tears for …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.