Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: Miami Pop Festival II - Um Marco na Cena da Costa Leste

Explore os bastidores do evento que introduziu dois palcos principais totalmente separados, redefinindo a experiência musical da época

Placeholder - loading - Miami Pop Festival II - Um Marco na Cena da Costa Leste.Divulgação
Miami Pop Festival II - Um Marco na Cena da Costa Leste.Divulgação

Publicada em  

É desafiador desvendar completamente a trama do Festival de Miami de 1968, já que sua fama e narrativa frequentemente se entrelaçam. Mas, vamos lá: em 1968, dois festivais pop ocorreram no Gulfstream Park, em Hallandale, Flórida, e foram surpreendentemente organizados por diferentes equipes. Por conta disso, gerou confusões em relatos modernos, que os tratam como um único evento. Mas, é fundamental ressaltar que esses eventos não devem ser confundidos entre si!

Festival de Miami de 1968.Divulgação
Toque para aumentar

O primeiro festival, de 18 a 19 de maio de 1968, co-organizado por Michael Lang, futuro criador do Woodstock, contou com notáveis artistas como Frank Zappa, Chuck Berry e The Jimi Hendrix Experience. O palco, descrito por Lang como construído com "seis caminhões-plataforma" e protegido por uma piscina de água, não conseguiu conter os cerca de 25 mil fãs. Durante o evento, o MC fez falsos anúncios sobre tubarões na água, uma tentativa de afastar o público, conforme referenciado pelo engenheiro de som Eddie Kramer, que gravou o set de Hendrix.

De 28 a 30 de dezembro de 1968, o segundo Miami Pop Festival ocorreu, também, no Gulfstream Park e atraiu cerca de 100.000 fãs. Diferentemente do primeiro, foi organizado por Tom Rounds e Mel Lawrence, conhecidos por produzir grandes eventos na Califórnia. A revista Rolling Stone, em 1º de fevereiro de 1969, destacou-o como: “um sucesso monumental em quase todos os aspectos, o primeiro festival pop internacional significativo – e verdadeiramente festivo – realizado na Costa Leste”.

Ele se destacou como o primeiro festival de rock a ter dois palcos principais totalmente separados, chamados de Flower Stage e Flying Stage, operando simultaneamente. O ambiente meticulosamente planejado e recriou a atmosfera de "Pepperland" e "Yellow Submarine" dos Beatles. Com 46.000 fãs sob o sol ardente da Flórida, o evento se aproximou da realização de seu propósito lúdico. O terreno estava decorado com esculturas gigantes, incluindo uma caixa de leite virada e um humano azul - criado pelo departamento da Universidade de Miami. Uma história em quadrinhos na vida real, com músicos principais bem distribuídos.

Foi totalmente coeso o festival começar com uma apresentação única de Chuck Berry, que, com sua energia e simplicidade atemporal, quase roubou o show. Mesmo após quinze anos, Berry, como Elvis, reiterou a atemporalidade do rock 'n' roll - com uma animação fervorosa e um dinamismo único. "Vamos fazer um número que todo mundo conheçe. Um número antigo". Aí, sinalizou para a banda e começou a tocar "Maybelline", de forma lenta. Assim, com os riffs de guitarra embaralhados que ele apresentou ao rock e com uma voz rouca, como sempre, ele foi conquistando a todos.

Marvin Gaye.Divulgação
Toque para aumentar

Além dele, artistas como Joni Mitchell, Fleetwood Mac, Marvin Gaye, The Turtles, Joe Tex e Grateful Dead também se apresentaram, com programação cuidadosa evitando sobreposições. Isso permitiu que o público desfrutasse de uma variedade de gostos musicais. O evento ofereceu instalações bem planejadas, diversões extravagantes no local e, acima de tudo, uma experiência musical memorável.

Apesar do sucesso, as autoridades de Hallandale rejeitaram planos para um terceiro Festival Pop de Miami, impactados pela presença de hippie. Embora a Feira de Música e Arte de Woodstock tenha sido eventualmente superado em popularidade, o impacto do segundo festival de Miami é inegável, sendo reconhecido como um marco monumental para a música internacional da Costa Leste.

Veja também:

DA AMIZADE À DISCÓRDIA: A PARCERIA ENTRE PAUL MCCARTNEY E MICHAEL JACKSON

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Imagem de conteúdo da notícia "TBT: Miami Pop Festival II - Um Marco na Cena da Costa Leste" #3
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt miami pop festival ii um …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.