Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Beatles: conheça a história por trás da canção ‘Let It Be'

Inspirado por sua mãe, Paul McCartney compôs um dos maiores sucessos da música

Placeholder - loading - Os Beatles no telhado do Palace Court Hotel em Bournemouth, Inglaterra, em agosto de 1963. - Arquivo de Michael Ochs
Os Beatles no telhado do Palace Court Hotel em Bournemouth, Inglaterra, em agosto de 1963. - Arquivo de Michael Ochs

Publicada em  

“Let It Be” é uma das melhores músicas dos Beatles, uma das melhores canções de Paul McCartney e com certeza faz parte das melhores obras musicais e artísticas do mundo. O compositor foi inspirado por um sonho em que sua mãe, já falecida lhe falou a marcante frase “Só deixe estar” [“Just Let It Be”].

Paul MacCartney
Toque para aumentar

A mãe de Paul McCartney, Mary, faleceu em 1956 quando seu filho tinha apenas 14 anos. O cantor ficou marcado pela falta dessa figura importante em sua vida. Até que um dia sua mãe o visitou em seu sonho. "Uma noite, em uma época complicada, eu tive um sonho em que vi a minha mãe. Ela tinha morrido há 10 anos. Foi bom vê-la".

A música fez parte do último álbum do fab-four e Paul tinha que lidar com todo o estresse do rompimento de sua banda e da briga entre seus amigos que pareciam se afastar para sempre. Mas, como diz a própria faixa, as vezes só é preciso deixar estar.

"Foi tão maravilhoso e reconfortante para mim. No sonho, ela disse: 'Tudo ficará bem'. Não tenho certeza se ela usou exatamente as palavras 'deixe estar', mas essa foi a essência de seu conselho. Algo como: 'Não se preocupe, tudo ficará bem’”.

Com essa inspiração, Paul montou uma melodia simples com quatro acordes: Dó, Sol, Lá Menor e Fá. A harmonia gira em torno do piano, exceto quando o solo de guitarra de George Harrison toma para si todo o protagonismo.

LEIA MAIS: EXCLUSIVO: MAURICIO DE SOUSA QUASE PRODUZIU HQS SOBRE OS BEATLES

Let It Be” é uma daquelas canções que pode assumir vários significados e muitas vezes fala mais sobre quem a tenta interpretar.

Em 1970, quando foi lançada, a música foi interpretada por muitos fãs como um recado sobre a separação da banda, outras vezes tem uma interpretação religiosa por conta do verso “Mãe Mary” [“Mother Mary”] que, em inglês, parece se referir a mãe de Jesus. "Estou muito feliz se as pessoas quiserem usá-la para reforçar a . Eu não tenho problema com isso. Eu acho que é ótimo ter fé de qualquer tipo".


DICA ANTENA 1

A fusão dos Beatles com música clássica é um sucesso no mundo inteiro. A faixa conta a história da solitária Eleanor Rigby e do Padre Mackenzie e sua relação estranha entre si e com o mundo.

As cordas orquestrais mostraram como cada música do quarteto é diferente das outras.


Da fase mais jovem do grupo, “Love Me Do” é uma canção de amor com visão jovem e o balanço característico dos anos 60. A música ainda conta com a gaita de John Lennon que veio a marcar os sucessos do começo da carreira dos Beatles.


“Penny Lane” é um retrato da maturidade da dupla de compositores Lennon/MacCartney. Além de pintarem um retrato de sua realidade com uma precisão incrível nas palavras, os músicos contaram com trompetista que foi capaz de desafinar sem sair do tom em seu solo que marcou a música.


“We Can Work It Out” é uma balada de violão que chama a atenção pela sua mudança repentina de tom entre verso e refrão. Os fãs mais atentos notam que essa diferença mostra na verdade a diferença entre Lennon e MacCartney em sua forma de pensar e compor músicas


“All You Need Is Love” se tornou um hino da paz por conta de sua forte mensagem sobre o amor ao próximo. A música conta com um poderoso coro que ajuda a levar a mensagem e inclusive faz a inserção do sucesso “She Loves You” com os famosos “Yeah Yeah Yeah”.

Veja também:

INTERCÂMBIO NOS ESTADOS UNIDOS: CONHEÇAS DICAS EXCLUSIVAS DE UMA ESPECIALISTA NO ASSUNTO

EDDIE VEDDER É ENTREVISTADO POR BRUCE SPRINGSTEEN SOBRE NOVO ÁLBUM

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. beatles conheca a historia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.