Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: 'The Joshua Tree' foi a epopeia do U2 rumo ao Topo do Rock

O álbum de 1987 foi uma declaração artística definidora que ganhou o Grammy de Álbum do Ano

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Era uma vez, na capa da revista Time de 27 de abril de 1987, quatro jovens irlandeses brilharam em letras douradas, anunciando ao mundo que o U2 não era apenas uma banda, mas o passaporte dourado para o rock 'n' roll. A Time, conhecida por sua seriedade e foco em questões globais críticas, se rendeu ao fenômeno, proclamando o U2 como “O ingresso mais quente do Rock”. Nesse momento, o U2 já tinha deixado sua marca indelével no mundo da música, escalando o pódio com 'The Joshua Tree', uma obra-prima que reinou supremo nas paradas americanas por nove semanas e abocanhou o cobiçado Grammy de Álbum do Ano.

Nos anos que antecederam essa consagração, o U2 pavimentou seu caminho com performances lendárias e colaborações memoráveis. De uma audiência cativa de 55.000 pessoas no Croke Park de Dublin ao palco global do Live Aid, onde eles foram reconhecidos pela Rolling Stone como a melhor apresentação daquela jornada histórica, os irlandeses já estavam no caminho para uma trajetória histórica.

Além disso, Bono, com sua voz única, emprestou seu talento para causas nobres, como no single anti-apartheid “Sun City” e na emocionante “In A Lifetime” com Clannad. Em junho daquele ano, o U2 se juntou à caravana de ativistas apaixonados da Anistia Internacional na turnê Conspiracy of Hope pelos EUA, com Sting, Lou Reed, Peter Gabriel e Bryan Adams.

Quando chegou a hora de um novo capítulo, 'The Joshua Tree' nasceu da alquimia no estúdio e da intimidade das gravações caseiras, com Bono revelando que a magia aconteceu tanto na sala de estar de Adam Clayton quanto no quarto de Larry Mullen Jr. Tudo isso em sessões que eram quase como uma demo em sua espontaneidade. “Poderia ter ocorrido em várias direções diferentes”, lembra ele: “Queríamos a ideia de um disco inteiro, não algo de Lado Um, Lado Dois”.

O resultado foi uma coleção de canções que mesclava rock, folk e blues, explorando temas espirituais e humanos com uma honestidade crua - especialmente na introspectiva e dylaniana. “Running To Stand Still”, “With Or Without You” e “I Still Haven't Found What I'm Looking For” se tornaram hinos de uma geração, enquanto “Bullet The Blue Sky” e “In God’s Country” mostraram o U2 em seu modo mais combativo e efervescente.

Os temas se encaixam perfeitamente nas imagens visuais do álbum, inspiradas em uma sessão de fotos com Anton Corbijn no deserto de Mojave, em meio às árvores envelhecidas e inflexíveis do título, em homenagem ao profeta do Antigo Testamento. Sobre a antológica capa do disco, The Edge afirmou que não foi uma alusão ao cantor Gram Parsons e ao Joshua Tree Monument Park, a banda fez na verdade uma referência a todo aquele deserto no sudoeste americano e à experiência de estar presente naquele local.

O álbum também prestou homenagem a Greg Carroll, um membro querido da equipe da banda, cuja perda em um acidente de moto em Dublin tocou profundamente todos os envolvidos na criação do álbum. As críticas da época capturaram o zeitgeist que 'The Joshua Tree' encarnava, com o Los Angeles Times e a Rolling Stone reconhecendo a obra como um marco tanto em música quanto em mensagem.

'The Joshua Tree' não foi apenas um sucesso de crítica, mas um fenômeno comercial, atingindo a marca de platina no Reino Unido em 48 horas (com 235.000 cópias vendidas em sua primeira semana) e quebrando recordes – tornou-se o álbum mais vendido na Grã- Bretanha até então. Enquanto o U2 conquistou o mundo com sua turnê, era evidente que não havia desafios grandes demais para a banda na estrada, com performances que se tornaram lendárias.

A jornada de 'The Joshua Tree' foi coroada com prêmios prestigiosos - os prêmios MTV e BRIT precederam a dupla premiação do Grammy-, mas talvez o verdadeiro triunfo tenha sido como o U2 capturou a imaginação do público com sua sinceridade, paixão e uma mensagem de esperança e resistência. Como a revista Time capturou tão bem, o apelo do U2 estava na sua capacidade de se conectar com o público em um nível profundamente humano, uma característica que Adam Clayton reconheceu como a verdadeira fonte de sua ressonância global: a autenticidade de quatro irlandeses que se recusaram a desistir de seus sonhos.

Veja também:

TBT: LANÇAMENTO DE CHER QUE MUDOU O RUMO DO POP

MADONNA VIBRA O ENCONTRO COM O SEU ATOR FAVORITO CILLIAN MURPHY

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt the joshua tree foi a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.