Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Testes de vacina Sputnik-AstraZeneca começarão no Azerbaijão e no Oriente Médio

Placeholder - loading - Caixa e ampolas da vacina Sputnik V contra Covid-19 21/01/2021 REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo
Caixa e ampolas da vacina Sputnik V contra Covid-19 21/01/2021 REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo

Publicada em  

Por Polina Nikolskaya

MOSCOU (Reuters) - Testes de uma vacina contra Covid-19 que combina a vacina britânica da AstraZeneca e da Universidade de Oxford com a vacina russa Sputnik V em humanos começarão na semana que vem no Azerbaijão e em algumas nações do Oriente Médio, disse uma autoridade da Rússia nesta quinta-feira.

Em dezembro, a AstraZeneca disse que iniciaria testes clínicos combinando as duas vacinas para descobrir se isto pode aumentar a eficácia da vacina britânica.

As duas vacinas exigem duas doses, uma primeira e uma de reforço, e usam adenovírus inofensivos como veículos, ou vetores, para transportarem instruções genéticas ao corpo e induzir as células a produzirem anticorpos --mas a Sputnik usa vetores virais diferentes em suas duas doses.

Um regime de duas doses da Sputnik V teve 91,6% de eficácia contra a Covid-19 sintomática, de acordo com resultados de seu teste clínico de estágio avançado analisados pela comunidade científica e publicados na publicação médica internacional The Lancet.

A Rússia está pronta para oferecer uma colaboração com a Sputnik V a qualquer produtor que tenha uma vacina com menos de 90% de eficácia, disse Kirill Dmitriev, chefe do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF), à Reuters nesta quinta-feira. Dados compilados de um teste clínico de estágio avançado mostraram que a vacina da AstraZeneca tem cerca de 70% de eficácia.

O Reino Unido também iniciou um teste nesta quinta-feira para avaliar as reações imunológicas geradas se uma dose da vacina da Pfizer e da BioNTech for combinada à da AstraZeneca em um cronograma de duas vacinas.

'A Sputnik foi a primeira do mundo a sugerir que as duas doses deveriam ser diferentes para dar uma reação imunológica mais forte e duradoura, mais resistente a mutações', disse Dmitriev.

'Então o que outros estão começando a fazer com este tipo de teste é seguir nossos passos', disse, acrescentando que o RDIF também anunciará um teste conjunto com uma grande empresa chinesa em breve.

Segundo ele, centenas de pessoas de vários países participarão do teste com a AstraZeneca, que já foi aprovado por diversas agências reguladoras. O recrutamento de pacientes começou na semana passada, informou a conta oficial da Sputnik V no Twitter.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. testes de vacina sputnik …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.