Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

The Beatles: relembre os 10 maiores sucessos da banda

As músicas da considerada a maior banda de todos os tempos continuam marcando gerações mesmo após o fim do conjunto, em 1970

Placeholder - loading - photoshoot
photoshoot

Publicada em  

Em 1956, em Liverpool, Inglaterra, o então estudante John Lennon fundou sua primeira banda de rock, a The Quarrymen, nome que fazia alusão à Quarry Bank High School, onde estudavam os integrantes do grupo e que originaria considerada maior banda de todos os tempos: The Beatles.

Em uma das apresentações do conjunto, o impressionado Paul McCartney começou a se aproximar do vocalista, guitarrista e líder: Lennon. A conexão entre os dois, através de ambições e gostos musicais semelhantes, foi inevitável; assim, McCartney foi convidado a participar da banda, trazendo consigo seu amigo e guitarrista, George Harrison.

Em 1960, em uma apresentação do conjunto na cidade de Hamburgo, Alemanha, conheceram Ringo Starr, que logo passou a fazer parte do grupo. Então, com Lennon nos vocais, Paul no baixo, Harrison na guitarra e Starr na bateria - Lennon e McCartney compunham as letras das músicas em conjunto - estava formada a maior banda da história, The Beatles. Mas eles ainda não sabiam disso.

Foi em 1961, também na cidade alemã, que o quarteto conheceu Brian Epstein, com quem assinou um contrato em janeiro de 1962. O empresário foi responsável por conseguir um selo de uma das gravadoras mais conhecidas e de maior sucesso na época, a EMI, que também trabalhava com artistas como Frank Sinatra, Nat 'King' Cole, Pink Floyd e Queen.

Após inúmeras premiações e sucessos icônicos e inesquecíveis como “Please Please Me” (1963), “A Hard Day 's Night” (1964), “Help!” (1965), “All You Need Is Love” (1967) e “Yellow Submarine” (1968), o lançamento de “Let it Be”, em 1970, marca o ano do anúncio do fim dos Beatles.

Em homenagem à maior banda de Rock do mundo, que marcou não apenas a sua geração como todas as que vieram até os dias de hoje, a Antena 1 relembra os 10 maiores sucessos dos Beatles.

Here Comes The Sun (1969)

Lançada no álbum Abbey Road, a música foi escrita por George Harrison, guitarrista dos Beatles. Os compositores da banda eram, majoritariamente, John Lennon e Paul McCartney, que após Here Comes The Sun finalmente começaram a prestar atenção às letras de Harrison.


Let It Be (1970)

Música lançada no mesmo ano em que o anúncio oficial da separação dos Beatles foi divulgado, Let It Be foi composta por Paul McCartney após um sonho que teve com sua mãe, Mary, que morreu de câncer quando o artista tinha apenas 14 anos, em que ela dizia: “Let it be”, ou “deixe estar” em português. Sentado ao piano, mal sabia Mccartney que a canção se tornaria quase um hino religioso.


Yesterday (1965)

A composição da obra foi inteiramente feita por McCartney, que sonhou com uma melodia, eternizando-a em seu piano logo depois de acordar, para não esquecê-la. Yesterday foi gravada pelo artista sozinho ao violão, sendo acompanhado somente por um quarteto de cordas.

A faixa se tornou a mais regravada no mundo - 2.200 versões - e foi eleita pela MTV e pela revista Rolling Stone como “a melhor música pop de todos os tempos”


Something (1969)

A letra da música foi feita por George Harris. Sua esposa na época, a modelo Pattie Boyd, disse que quando o guitarrista dos Beatles cantou a música para ela, foi um dos melhores momentos de sua vida.

Something foi regravada por nomes como Frank Sinatra, Ray Charles, James Brown e Elvis Presley. Sinatra declarou que considerava a canção “a maior canção de amor dos últimos cinquenta anos”. John Lennon também opinou, dizendo que considerava a composição de Harris a melhor música do álbum Abbey Road.

Confira a versão original e a de Presley.


Hey Jude (1968)

A faixa foi escrita por Paul McCartney na tentativa de consolar Julian Lennon, filho de John com sua primeira esposa, Cynthia Lennon, quando o vocalista da banda abandonou-a após conhecer Yoko Ono, segunda esposa de Lennon.


Yellow Submarine (1966)

A canção lançada no álbum Revolver é uma composição de Paul McCartney, John Lennon e do músico britânico Donovan. Feita para se tornar uma cantiga infantil na voz de Ringo Starr, a faixa foi interpretada de modo mais psicodélico pelo público.

Na biografia de McCartney, o compositor e baixista conta sobre sua inspiração para escrever Yellow Submarine:

Eu me lembro de pensar que uma música infantil seria uma boa ideia e pensei em algumas imagens, e surgiu a cor amarela e um submarino, e eu pensei que um submarino seria legal, como um brinquedo de criança.”

Criei uma melodia na cabeça e comecei a elaborar uma história, de um marinheiro idoso contando às crianças sobre onde ele morava e como ele tinha um submarino amarelo naquele lugar. Eu gosto de coisas infantis, então não me pareceu descabido ter uma ideia tão surreal que também fosse uma ideia de criança.”


Come Together (1969)

A faixa lançada no álbum Abbey Road foi escrita por John Lennon como um jingle para uma campanha eleitoral de Timothy Leary - professor de Harvard, psicólogo, neurocientista e escritor, que ficou famoso nos anos 60 como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. Na época, Leary havia se candidatado a governador da Califórnia.


A Hard Day’s Night (1964)

Lançada no terceiro álbum da banda, de mesmo nome, o título da música veio através de uma brincadeira do baterista dos Beatles, Ringo Starr:

"Nós estávamos trabalhando dia e noite. E eu fiquei pensando que ainda era dia e disse: 'It's been a hard day' ['está sendo um dia duro']. Ao perceber que já estava escuro, completei com: '...'s night!' ['... noite!']"

John Lennon compôs a música em apenas uma noite e os Beatles a gravaram em três horas.


Help! (1965)

A faixa foi escrita por Lennon, com ajuda de McCartney, a partir de um dos episódios de depressão do cantor. Nela, John coloca sua tristeza por se sentir encurralado pela fama, desanimado com a banda e com o casamento com a primeira esposa. Assim, Help! era realmente um pedido de socorro.


All You Need Is Love (1967)

A faixa foi composta por John Lennon e é considerada um hino pacifista da banda em um período conflituoso, principalmente por causa da Guerra do Vietnã (1955-1975).

Sobre a canção, Brian Epstein, empresário dos Beatles, declarou: “Era uma canção inspirada e eles realmente queriam transmitir uma mensagem ao mundo. O bom dela é que não tem como ser mal interpretada. É uma mensagem clara dizendo que o amor é tudo”.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. the beatles relembre os 10 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.