Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TikTok acusa UE de não consultá-lo sobre proibição do aplicativo para funcionários

Placeholder - loading - Sede da TikTok nos Estados Unidos 15/09/2020 REUTERS/Mike Blake
Sede da TikTok nos Estados Unidos 15/09/2020 REUTERS/Mike Blake

Publicada em  

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O TikTok acusou a Comissão Europeia nesta sexta-feira de não consultá-lo sobre a decisão de banir o aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos curtos dos telefones de funcionários por motivos de segurança, medida posteriormente seguida por outro órgão importante da União Europeia.

O executivo da UE e o Conselho da UE, que reúne representantes dos Estados membros para definir prioridades políticas, disse na quinta-feira que a equipe também será obrigada a remover o aplicativo de dispositivos móveis pessoais que tenham acesso a serviços corporativos.

O TikTok, que anteriormente afirmou que os dados de seu serviço não podem ser acessados por Pequim, disse que não foi informado ou contatado por nenhuma das instituições antes das decisões.

'Portanto, estamos realmente operando sob uma nuvem. E a falta de transparência e a falta do devido processo. Francamente, seria de se esperar, você sabe, algum tipo de envolvimento neste assunto', disse à Reuters Caroline Greer, diretora de políticas públicas e relações governamentais do TikTok.

A Comissão Europeia destacou para os comentários do chefe da indústria da União Europeia, Thierry Breton, em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, em que ele avaliou que o executivo da UE não precisa dar razões para as decisões tomadas para garantir suas funções adequadas.

'Suspender o uso do TikTok é uma decisão puramente interna por razões de segurança digital para proteger os dados e a equipe da Secretaria-Geral do Conselho (GSC). Como o GSC não tem relação contratual com o TikTok, não há obrigação de consultá-los ou informá-los', afirmou Breton.

Greer disse que o presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, que se encontrou com Breton e outros comissários em Bruxelas em janeiro, estava 'preocupado e um pouco confuso'.

'Ele sempre esteve muito disponível, sabe, respondendo à Comissão... Entramos em contato para uma reunião em qualquer formato que eles gostariam que acontecesse.'

Outras instituições da União Europeia devem fazer suas próprias pesquisas antes de tomar decisões sobre o aplicativo, disse Greer.

O TikTok é proibido nos dispositivos de propriedade do governo dos funcionários do Senado dos Estados Unidos e também na Índia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tiktok acusa ue de nao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.