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Tiplam embarca recorde de 70 mil t em único navio com açúcar após desassoreamento de canal

Placeholder - loading - Cargueiro de soja no Tiplam, no Porto de Santos
Cargueiro de soja no Tiplam, no Porto de Santos

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Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Tiplam, maior terminal portuário privado do Brasil, realizou um embarque recorde de 70 mil toneladas em um único navio, carregado de açúcar, no Porto de Santos, após concluir em fevereiro um desassoreamento para aumentar a capacidade dos berços de exportação.

Antes, o maior volume alcançado em um navio havia sido 63 mil toneladas de açúcar, disse em nota à Reuters a proprietária do terminal VLI, pontuando que o marco contribui com perspectivas otimistas em meio a uma projeção nacional de safras recordes de grãos e açúcar.

Para o ano, o Tiplam prevê que a movimentação de cargas do agro, como soja, milho, açúcar e fertilizantes, deverá crescer 6,8% para um recorde de 12,5 milhões de toneladas, com impulso da safra histórica prevista e maior demanda da China.

'O desassoreamento do canal é uma atividade rotineira nos portos brasileiros, que realizamos a cada dois anos para manutenção no Tiplam', disse em nota o gerente-geral de Operações do Tiplam, Denilson Fernandes.

'O serviço é fundamental para dar continuidade ao volume crescente de exportações por meio do terminal e reforça a capacidade da companhia de atender aos nossos clientes em um período em que são esperadas safras recordes de açúcar e de grãos.'

O desassoreamento que resultou no aumento do calado, segundo a VLI, ocorreu entre 1º e 25 de fevereiro, quando um levantamento batimétrico apontou possibilidade de melhoria para os berços de exportação 2 e 3, com aumento de 15 cm.

Com o serviço, a profundidade passou a ter 13,35 metros e resultou no aumento da capacidade de embarque em mil toneladas por navio, que correspondem a 120 mil toneladas a mais por ano, disse a VLI, que tem a mineradora Vale como principal acionista.

A VLI destacou ainda que o trabalho foi feito com as devidas licenças ambientais e que a empresa 'monitorou todas as questões relacionadas ao meio-ambiente, incluindo a disposição de sedimentos conforme determinação dos órgãos responsáveis'.

O embarque de cargas realizado pelo Tiplam é uma das principais etapas da cadeia logística criada pela VLI no Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), rota de alta relevância para o escoamento nacional de granéis agrícolas, disse a companhia.

Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país, como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, o terminal é responsável pela exportação de 27% de todo o açúcar brasileiro via litoral santista, segundo a empresa.

O Tiplam exportou no ano passado cerca de 8,1 milhões de toneladas de produtos do agro, contra 7,3 milhões de toneladas em 2021, de acordo com a VLI. A movimentação total de cargas no Tiplam também teve aumento, atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas em 2022.

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

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