alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Tomar café diariamente pode controlar a rosácea, diz estudo

    A doença não tem cura, mas tem tratamento.

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    A rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Afeta principalmente mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade. Apesar de não ter cura, ela é tratável e, segundo pesquisadores, o café que tomamos cotidianamente pode ser um forte aliado.

    Um estudo de analisou mais de 82.737 participantes que responderam ao questionário Nurses’ Health Study II entre 1991 e 2005, e identificou 4.945 casos diagnosticados de rosácea. Os pacientes descreveram a quantidade de doses de café consumidas diariamente e os pesquisadores compararam com a severidade dos sintomas da doença. A análise ocorreu entre 2017 e 2018 e foi publicada em outubro na revista Jama Dermatology.

    Após o ajuste para outros fatores de risco, os pesquisadores encontraram uma razão inversa entre o consumo de café e a rosácea, ou seja, quando maior a dose, menor era o risco para a doença.

    A pesquisa constatou que os benefícios do café foram observados apenas na versão normal e não em cafés descafeinados.

    O consumo de cinco a sete xícaras de café apresentou eficácia, pois reduziu em pelo menos 11 por cento no risco para a doença. Outras fontes de cafeína, como chá ou chocolate, não demonstraram efeitos na pesquisa.

    Outras formas de controlar a rosácea

    A causa da doença ainda é desconhecida, mas estudos anteriores já apontaram uma combinação de fatores hereditários e ambientais para que ela ocorra. Por isso, para quem sofre com a rosácea, especialistas indicam evitar alimentos ou bebidas quentes; alimentos picantes; álcool; temperaturas extremas; exposição ao sol; estresse, raiva ou vergonha; banhos quentes ou saunas; uso de corticosteroides e uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. tomar cafe diariamente pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.