Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Total de mortos por terremoto na Indonésia chega a 78

Placeholder - loading - GVista de edifícios destruídos por terremoto em Mamuju, na Indonésia. 17/1/2021. Abriawan Abhe/Antara Foto via REUTERS   A
GVista de edifícios destruídos por terremoto em Mamuju, na Indonésia. 17/1/2021. Abriawan Abhe/Antara Foto via REUTERS A

Publicada em  

Atualizada em  

Por Stanley Widianto e Agustinus Beo Da Costa

JACARTA (Reuters) - Pelo menos 78 pessoas morreram após um terremoto atingir a província de Sulawesi Ocidental na Indonésia na sexta-feira, disse a agência de Busca e Resgate (Basarnas) neste domingo, no mais recente desastre a atingir o país asiático.

Em comunicado, a Basarnas confirmou que 78 morreram, 67 dos quais eram do distrito de Mamuju e o restante do distrito de Majene, em Sulawesi Ocidental.

Mais de 740 pessoas ficaram feridas e mais de 27.800 deixaram suas casas após o terremoto de magnitude 6,2, disse a agência de mitigação de desastres do país (BNPB). Alguns buscaram refúgio nas montanhas, enquanto outros foram para centros de evacuação, disseram testemunhas.

Policiais e militares foram destacados para reprimir saques em várias regiões, disse o porta-voz do BNPB, Raditya Jati. Um status de resposta de emergência, para ajudar nos esforços de resgate, também foi adotado para duas semanas, disse ele.

Dwikorita Karnawati, chefe da agência meteorológica, climatológica e geofísica da Indonésia (BMKG), disse que outro terremoto na região poderia potencialmente provocar um tsunami.

Ocupando o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, a Indonésia é regularmente atingida por terremotos. Em 2018, um devastador terremoto de magnitude 7,5 e subsequente tsunami atingiu a cidade de Palu, em Sulawesi, matando milhares.

Apenas duas semanas depois do início do ano, o quarto país mais populoso do mundo está lutando contra vários desastres.

Inundações em Kalimantan do Sul e Sulawesi do Norte mataram respectivamente pelo menos 15 e cinco neste mês, enquanto deslizamentos de terra na província de Java Ocidental mataram pelo menos 32, disseram as autoridades.

Em 9 de janeiro, um jato Sriwijaya Air colidiu com o Mar de Java com 62 a bordo.

A montanha Semeru de Java Oriental entrou em erupção na noite de sábado, mas não houve relatos de vítimas ou evacuações.

Dwikorita disse que o clima extremo e outros perigos naturais estão previstos para as próximas semanas.

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS AAP

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

A 35º edição da CASACOR São Paulo celebrou a exposição deste ano com o tema “Infinito Particular”. Uma mostra que trouxe diversas tendências do mundo do design, e inovou diversos cômodos. Aqui falaremos um pouco dessas novidades, além de explorar o que esteve em alta nas exibições que aconteceram no Peru, Bolívia e a que vem por aí, em Brasília.

As propostas definitivamente irão te inspirar a valorizar os ambientes da casa de forma moderna e ao passo que mostra as singularidades da moda contemporânea.

A CASACOR possui edições em alguns países da America Latina, como também ao redor do Brasil inteiro. Em Brasília, a exposição acontece agora nos meses de setembro e outubro, já na Bolívia e Peru, 17 de maio e 25 de junho, e 24 de maio e 3 de julho, respectivamente.

Na Bolívia, os irmãos Ana Villagómez e Moisés Villagómez criaram o Loft Refugio Natural, espaço de cem metros² em que a arquitetura e o paisagismo se misturaram de maneira harmônica. A casa recebeu 35 ambientes, projetados por 55 profissionais.

“Usamos muitos materiais nobres, como pedra, revestimento de barro e madeira, e procuramos criar uma conexão entre o ser humano e a natureza”, explicou a paisagista e arquiteta.

Para os ambientes dessa amostra, a aposta é em tons terrosos, couro e elementos em preto que destoam das outras cores do cômodo. Os tons de marrom com a mescla de material estão populares pois dão uma sensação nostálgica e aconchegante ao ambiente. Tons quentes são sempre uma boa pedida para dar um ar de familiaridade ao ambiente.

Já em relação aos móveis em preto, a cor proporciona à sala um refinamento e modernidade. O contraste, nesse caso, é sempre uma boa escolha, principalmente com o resto das peças em dourado e laranja, como exemplifica a decoração da mostra na Bolívia.

No Peru, a mostra contou com a participação de mais de 60 profissionais, entre arquitetos, decoradores, paisagistas e designers. Nessa exposição se destacaram detalhes arredondados e luminárias inusitadas. Móveis com a ausência de quinas estão presentes em luminárias, nas mesas de centro, nos pufes, nos quadros, nos espelhos, nos tapetes e até no encosto das cadeiras da mesa de jantar.

Para a escolha da iluminação, os arquitetos saíram da caixa, escolhendo peças com formatos criativos. Além disso, complementam com cores e estruturas diferentes.

Já a CASACOR Brasília de 2022, celebrará 30 anos em Brasília. A edição comemorativa acontecerá de 3 de setembro a 30 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha, no coração da cidade. Ao todo, serão 50 ambientes, todos inspirados no tema Infinito Particular, assim como a edição de São Paulo.

CASACOR São Paulo 2022

Você ainda pode apreciar a mostra para se inspirar e ficar por dentro das tendencias de decoração e design de interiores.

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. total de mortos por terremoto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.