Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Tratamento mais eficaz contra AVC pode ser oferecido pelo SUS

    Atualmente, o único tratamento disponível é a alteplase intravenosa.

    Placeholder - loading - Cérebro humano (Foto: Pixabay)
    Cérebro humano (Foto: Pixabay)

    Publicada em  

    Considerado um dos tratamentos mais eficazes contra o AVC, o cateterismo cerebral ainda só é realizado na rede privada de saúde, e de forma limitada. Um dos empecilhos para o seu oferecimento no SUS seria sua complexidade e alto custo.

    Pesquisadores brasileiros, no entanto, decidiram investigar melhor essa questão. E a avaliação de desempenho nas instituições públicas mostrou que a implementação da técnica no SUS é viável.

    Na rede pública, o único tratamento disponível atualmente é a alteplase intravenosa. Apesar de eficiente, ela só pode ser usada nas primeiras quatro horas após o aparecimento dos sintomas do AVC. A limitação do medicamento também se reflete nos resultados: há maiores riscos de sequelas e seu uso não é recomendado para coágulos grandes.

    O novo tratamento, por outro lado, pode ser utilizado até oito horas do início dos sintomas. Além disso, assegura 30% mais chance de sobrevivência, os pacientes estão 35% mais propensos a manter a independência e apresentam 30% mais chance de ficar sem qualquer sequela. 

    Os pesquisadores ainda demonstraram que a incorporação da terapia no SUS pode trazer outros benefícios. Entre eles, a redução de custos decorrentes de longas internações e do uso de medicamentos.

    O estudo foi realizado pela Rede Brasil AVC com financiamento do Ministério da Saúde. Ele avaliou o desempenho da trombectomia mecânica no tratamento de 221 pacientes atendidos em 12 hospitais da rede pública espalhados por todo o país. Os resultados da investigação foram apresentados em maio na Conferência da European Stroke Organisation (ESCO 2019), que aconteceu em Milão, na Itália.

    Em agosto, os resultados serão submetidos para avaliação do Ministério da Saúde. Na ocasião, serão discutidos os dados encontrados ao longo do estudo e o planejamento para a incorporação do tratamento no SUS, que pode ocorrer ainda este ano, acreditam os pesquisadores.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inlui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto dsico de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "“Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sáabdo (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indútria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladiscta de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão compelta a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    1 H
    1. Home
    2. noticias
    3. tratamento mais eficaz contra …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.