Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Três alimentos que turbinam o cérebro

Conheça os benefícios do chocolate amargo, mirtilo e folhas verdes, exemplos de alimentos que são bons para o cérebro e a memória

Publicada em  

Transcrito:

Número um: Mirtilos

Os mirtilos são ricos em flavonoides, que tem ação anti-inflamatória e ajudam na proteção da massa cinzenta. Num estudo, 26 pessoas receberam suco de mirtilo concentrado todos os dias. Em 12 semanas, houve a melhora do fluxo sanguíneo cerebral. Por quê? Possivelmente por causa das antocianinas, um antioxidante contido em muitos alimentos de cor roxa.
Atribui-se a eles uma série de benefícios para a saúde, como combater o envelhecimento das células do cérebro.

Número dois: Folhas verdes

As folhas verdes são fundamentais numa dieta saudável: elas são ricas em luteína, que também contribui para a saúde do cérebro. Níveis elevados de luteína no sangue estão ligados à chamada “inteligência cristalizada”. É a capacidade de usar o conhecimento e habilidades adquiridos ao longo da vida. Muitas capacidades cognitivas se deterioram com a idade, e a luteína ajuda a preservar nossa inteligência adquirida.

E, agora, a boa notícia:

O número três é o chocolate amargo!

Num estudo de 2018, os participantes comeram chocolate com 70% de cacau durante oito dias. Os exames de sangue identificaram mudanças importantes em genes relacionados com a resposta imunológica, a sinalização neuronal e a percepção sensorial. O chocolate amargo é rico em calorias e gorduras, mas também em procianidinas, que são flavonoides com efeito anti-flamatório.

Os flavonoides atravessam a chamada barreira hematoencefálica e se concentram em áreas como o hipocampo. Outro estudo sugere que ingerir chocolate amargo leva a um aumento das ondas gama, que estão relacionadas à função cognitiva. Esses alimentos atuam como estimuladores do cérebro se consumidos a longo prazo.

Então é melhor começar a comer chocolate amargo, mirtilos e folhas verdes o quanto antes e não deixá-los de comer nunca!

Veja também:

Os alimentos certos para ter ossos mais fortes.

Avião com seis asas o futuro da aviação.

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tres alimentos que turbinam o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.