Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trinta e quatro anos depois de fugir do Azerbaijão, família armênia de Karabakh está em fuga de novo

Placeholder - loading - Moradores deixam a cidade de Stepanakert após operação militar das Forças Aarmadas do Azerbaijão em Nagorno-Karabakh, região habitada por armênios étnicos 24/09/2023 REUTERS/David Ghahramanyan
Moradores deixam a cidade de Stepanakert após operação militar das Forças Aarmadas do Azerbaijão em Nagorno-Karabakh, região habitada por armênios étnicos 24/09/2023 REUTERS/David Ghahramanyan

Publicada em  

Por Felix Light

GORIS, ARMÊNIA (Reuters) - Pela segunda vez em sua vida, Samvel Alaverdyan está fugindo do Azerbaijão.

Nascido em uma família de etnia armênia na capital Baku, Alaverdyan saiu pela primeira vez quando criança, em 1989, quando a violência eclodiu entre azeris e armênios por causa do território separatista de Nagorno-Karabakh.

Agora ele fugiu de Karabakh, onde o Azerbaijão montou uma ofensiva relâmpago na semana passada para acabar com três décadas de independência de fato para os 120 mil armênios étnicos que viviam lá.

Muitos da população estão agora fugindo com medo, juntando seus pertences em sacos plásticos e embarcando em carros e ônibus que congestionam a única estrada de Karabakh para a Armênia.

'É um pesadelo', disse Alaverdyan, sentado com sua esposa Monika, seu filho Hayk, de 21 anos, e seus sogros do lado de fora de um teatro na cidade fronteiriça armênia de Goris, que está servindo como o principal ponto de processamento para os deslocados.

O ex-policial de 45 anos, que disse ter trabalhado como civil em uma base militar armênia de Karabakh, é um dos primeiros armênios a fugir da capital da região, Stepanakert, que os azeris chamam de Khankendi.

Agora, a fuga está mais difícil.

Em 1989, Alaverdyan e sua família fugiram de Baku, então uma cidade soviética multinacional com uma grande minoria armênia, para a capital do país vizinho, Yerevan, depois de uma perseguição contra os armênios na cidade vizinha de Sumgait.

Os vizinhos azeris levaram a família até a fronteira para protegê-los. 'Eles eram boas pessoas', disse Samvel. Os vizinhos também enviaram seus pertences, e Samvel e sua família se mudaram para Karabakh.

Desta vez, eles perderam tudo.

REFUGIADO NOVAMENTE

Em Stepanakert, os Alaverdyans viviam em uma casa particular de quatro cômodos com um lote de terreno. Isso os ajudou a sobreviver à severa escassez de alimentos que atingiu Karabakh durante o bloqueio azerbaijano de nove meses, iniciado em dezembro passado.

'Fui para Stepanakert, fiquei lá, me casei e comecei a construir uma casa. Agora sou um refugiado novamente', disse Samvel.

'Tudo o que levamos conosco são nossos casacos', disse Monika, uma contadora, sentada na calçada ao lado de sacos de cobertores distribuídos por voluntários.

A família deixou Stepanakert durante a noite de domingo em seu veículo Nissan, depois de ouvir que uma coluna estava deixando a cidade. Agora eles planejam se mudar para a cidade de Charentsavan, perto de Yerevan, onde têm parentes.

Passar pelos guardas de fronteira do Azerbaijão no caminho de saída era um risco, disseram eles. Samvel tem experiência militar anterior com as forças de Karabakh e seu filho Hayk estava servindo no Exército armênio de Karabakh até a semana passada.

Monika disse que os guardas de fronteira azerbaijanos identificaram Hayk como um soldado no posto de controle, mas os deixaram passar depois de verificar se havia armas no carro.

Tanto Samvel quanto Monika criticaram as ações do contingente de manutenção da paz russo de 2 mil militares que foi enviado para Karabakh após uma guerra em 2020 entre o Azerbaijão e a Armênia. Eles disseram que, antes do conflito, tinham sentimentos calorosos pela Rússia e haviam estudado em escolas de língua russa.

Ambos disseram que os russos haviam pedido subornos para retirar civis de Karabakh durante o bloqueio, algo que a Reuters não conseguiu verificar.

'É claro que a culpa é deles', disse Monika. 'Quando eles chegaram em 2020, pensamos que iriam nos proteger.'

Historicamente, os armênios cristãos têm contado com Moscou para os proteger dos seus vizinhos azeris e turcos, majoritariamente muçulmanos.

Na segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia ainda considera a Armênia sua aliada, mas rejeitou as tentativas armênias de culpar Moscou pela situação em Karabakh.

A Rússia vai se esforçar para garantir que os direitos dos armênios de Karabakh sejam respeitados, acrescentou Peskov.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trinta e quatro anos depois …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.