Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump diz que 'assassinos particulares' podem estar por trás de desaparecimento de jornalista saudita

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Trump diz que 'assassinos particulares' podem estar por trás de desaparecimento de jornalista saudita"

Publicada em  

Por Roberta Rampton

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta segunda-feira o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, para se encontrar com o rei Salman, da Arábia Saudita, para debater o desaparecimento misterioso do proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi, e aventou a possibilidade de 'assassinos particulares' serem os responsáveis.

Trump disse ter conversado por telefone durante cerca de 20 minutos com o rei saudita a respeito de Khashoggi, que desapareceu depois de entrar no consulado saudita em Istambul em 2 de outubro, e que pareceu que nem o rei Salman nem o príncipe Mohammed bin Salman tinham informações sobre o incidente.

Fontes da Turquia disseram acreditar que Khashoggi foi assassinado dentro do edifício diplomático e que seu corpo foi removido. O governo saudita descartou as alegações, afirmando serem infundadas.

'Para mim pareceu que talvez podem ter sido assassinos particulares. Quem sabe?', disse Trump a repórteres na Casa Branca, sem oferecer indícios que expliquem por que acredita que assassinos particulares podem estar envolvidos.

Representantes da Casa Branca não responderam de imediato a um pedido adicional de comentário.

Pompeo viajará a Riad, informou o Departamento de Estado.

'O presidente pediu uma investigação imediata e aberta sobre o desaparecimento do jornalista do Washington Post Jamal Khashoggi', disse a porta-voz do departamento, Heather Nauert, em um comunicado.

'Não deixaremos nada descoberto', disse Trump a repórteres.

Mas a negação de Salman 'não poderia ter sido mais forte', acrescentou.

No final de semana Trump ameaçou uma 'punição grave' a Riad caso se descobrisse que Khashoggi, crítico destacado das autoridades sauditas e morador legal dos EUA, foi morto no consulado saudita em Istambul. A Arábia Saudita, por sua vez, ameaçou retaliar.

Mas Trump disse estar relutando em suspender as vendas militares norte-americanas a Riad por causa do incidente.

Na manhã desta segunda-feira Salman ordenou uma investigação interna sobre o sumiço de Khashoggi, e uma equipe conjunta turco-saudita deve fazer uma busca no consulado.

Segundo Trump, o monarca saudita lhe disse nesta segunda-feira que os dois países estão trabalhando estreitamente no caso.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump diz que assassinos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.